EDITORIAL
A lição da generosidade
Baianos dão show de solidariedade para coirmãos do Rio Grande do Sul
Por Da Redação
Quem ama, dá, sem hesitar; quem não ama, também ajuda, mas aí já não é um sentimento e sim um valor moral: o da generosidade, um degrau acima da inclinação a ser solidário, quando os interesses de quem recebe convergem.
A prática da doação vai além de simplesmente oferecer recursos materiais: fortalece os laços comunitários, e cria um ambiente de empatia e cooperação, contribuindo para a troca de afeto entre brasileiras e brasileiros distantes.
O exemplo dos baianos, forjados na instrução pela piedade e misericórdia pelos primeiros jesuítas, pode ajudar não apenas na resistência e na reconstrução, como inspira boas práticas para coirmãos do Rio Grande do Sul.
Diante do desprendimento e da capacidade de dar a mão a quem precisa, não será surpresa se os gaúchos revidarem, no sentido pleno e positivo, ao ajudarem em futuro breve a cavar poços artesianos nas nossas super secas.
De cá para lá, e em sentido inverso, basta uma pesquisa rápida e confiável para saber as necessidades e como ajudar, na emergência sugerida por imagens de cavalo resgatado de um telhado e gente arrastando-se no lamaçal.
Enquanto método, o importante é escolher estratégias seguras, pois em um mundo contaminado por conteúdos falsos, há golpistas sem mínimo escrúpulo, dispostos a enganar e desviar as transferências por pix e até água e comida.
Os pontos de coleta estão espalhados por todo o país, seguindo o lema “união e reconstrução” ao pé da letra, deixando a semente de um novo Brasil, reduzindo-se os preconceitos dos sulistas, graças à caridade do Nordeste.
Os mais céticos – e neste contexto, o ceticismo é um benefício – podem utilizar-se dos correios, de unidades do corpo de bombeiros militar, instituições públicas e privadas de viés filantrópico, já habituadas a receber doações.
Caso seja física a doação, vale lembrar de entregar de forma organizada e decente, da maneira como você gostaria de receber, seja yanomami, sertanejo ou vítima de desmonte de políticas ambientais, como ocorre nos rios do sul.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes