Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
22/12/2023 às 5:00 - há XX semanas | Autor: Editorial

EDITORIAL

Artifício da fraude

Confira o Editorial do Jornal A TARDE desta sexta-feira, 22

Vídeos falsos exigem preparo dos peritos criminais
Vídeos falsos exigem preparo dos peritos criminais -

O recurso de informática chamado “inteligência artificial” vem impulsionando a criminalidade nos meios digitais, graças à criação de conteúdos fraudulentos por parte de golpistas dedicados a ampliar conhecimentos a fim de fazer o mal.

Personalidades de perfis muito divulgados devido à fama em suas áreas de atuação vêm tendo imagem e voz “furtadas”, em cópias de aparência convincente, mediante a desfaçatez e o descaro dos sagazes sequestradores.

Os vídeos falsos exigem preparo dos peritos criminais em seara novel, na qual se requer capacitação da polícia técnica no sentido de produzir provas, além da possibilidade de escaparem os meliantes pelas brechas da lei.

Não bastasse o enrosco, via contraste entre o avanço da tecnologia e o recuo da ética, as empresas envolvidas no acolhimento das arapucas agem com lentidão quelônia, em vagar diretamente proporcional ao sucesso dos “likes”.

O cenário de intrigas e antagonismos pode parecer ficcional, tal o meandro de incompletudes, no entanto, ganha contornos de nova “pandemia” de internet, produzindo doença mundial da mentira, em vez do bom uso da web.

Casos nocivos gerados pela ciber-bandidagem já foram registrados com as figuras do jornalista William Bonner e do médico Dráuzio Varella, entre outras e outros involuntariamente convocados para protagonizar anúncios inverídicos.

O ímpeto e o impulso das massas ingênuas para o convívio em rede pavimentam esta rodagem maligna, multiplicando ilusões ao tirarem os marginais proveito da confiabilidade gerada pelas pessoas públicas expostas.

A participação não-autorizada da ideia de êxito de determinado produto ou serviço rivaliza com a divulgação enviesada de ideologias, partidos ou políticos, em um acinte inaceitável pelo grau ululante de ataque frontal à sociedade.

Fica o enigma a ser decifrado em mutirão emergencial de poderes públicos, pesquisadores e autoridades policiais: ou deciframos como agem e quem são os terroristas ou seremos todos devorados pela artificialidade “inteligente”.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Vídeos falsos exigem preparo dos peritos criminais
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA