OPINIÃO
Editorial - ciência retomada
Tão importante quanto viabilizar projetos, com a aguardada liberação dos recursos, é o monitoramento
Por Da Redação

As providências para a retomada da ciência no Brasil traduzem boas razões de superação das adversidades, afinal, se fazer escolhas é tão difícil quanto necessário, o conhecimento é tática eficiente visando melhores resultados.
A vontade política do governo federal produziu a elaboração de plano para recuperar R$ 9,6 bilhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, contingenciados na gestão anterior.
Tão importante quanto viabilizar projetos, graças à aguardada liberação dos recursos, é o controle e monitoramento a fim de evitar desperdício e privilégio de grupos apressados de eloquente afinidade.
Não se pode limitar à busca de critérios inspirados no conceito de justiça, entendido como virtude primordial: dar a cada proponente o proporcional ao seu mérito e talento.
Torna-se relevante divulgar estes princípios, a fim de tornar o valor transparência um farol a iluminar os cientistas, com o objetivo de propor soluções no país de 33 milhões de famélicos.
Agora é reabrir laboratórios e abastecer universidades e instituições de pesquisa e extensão com aquisições de saber, como chaves para abrir portas dos castelos das dúvidas.
Além da fome e alteração climática, as perspectivas para a indústria, com o desenvolvimento de energias de baixo ou nenhum poder poluente, são temas preferenciais.
Equipes de pesquisa em humanidades festejam o acesso, após quatro anos rebaixadas à indevida dimensão de subciência, apesar de toda relevância da filosofia, da história, da geografia, da psicologia, entre outros tesouros seculares.
Seria temer errar buscar qualificativo suficiente para referir contribuições contra os efeitos de desigualdades, intolerâncias e preconceitos, devidas à ganância de alguns poucos, indiferentes ao revés de milhões de cidadãs e cidadãos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes