Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
02/03/2023 às 5:00 - há XX semanas | Autor: Da Redação

OPINIÃO

Editorial - Clava forte antirracista

Vereador de Caxias do Sul atacou trabalhadores baianos libertados de vinhedos gaúchos

Vereador Sandro Fatinel (Patriota)
Vereador Sandro Fatinel (Patriota) -

A cassação do mandato do vereador Sandro Fatinel, por atacar os trabalhadores baianos libertados de vinhedos gaúchos, é um dos efeitos esperados pela cidadania indignada com a narrativa criminosa.

Ao abordar o tema na Câmara de Caxias do Sul, o acusado sugeriu aos proprietários de vinícolas a contratação de argentinos, “porque esta gente lá de cima vive na praia tocando tambor”, adjetivando de “sujos” as vítimas de prática de escravidão.

Associado ao nome de origem grega “xenofobia”, algo próximo de “rejeição ao estrangeiro”, o ódio produziu o asco de brasileiras e brasileiros, tão logo espalharam-se as imagens da sandice pela internet.

À infração por quebra de decoro, verificada pelos colegas da Casa Legislativa, foi acrescentado um boletim de ocorrência, iniciativa do deputado estadual Leonel Radde (PT), com o objetivo de abertura de inquérito para investigar o suposto ilícito.

A ocorrência chega em momento oportuno, quando o Brasil luta para iluminar-se depois de quatro anos de treva obscurantista, resultando na aparição de seguidores de ideários estranhos ao melhor convívio, qualidade orgânica ao perfil nacional.

A rápida apuração da infeliz iniciativa de tentar desqualificar o povo da terra onde a nação teve origem se faz necessária, em resposta ao absurdo do impropério dirigido pelo seguidor convicto do ex-presidente.

O governador Jerônimo Rodrigues reforçou a trincheira democrática ao repudiar “veementemente” a apologia ao crime, acrescentando a disposição em não permitir o tratamento da população baiana com preconceito ou rancor.

“Desumano, vergonhoso e inadmissível” foram os predicados utilizados pelo sucessor de Rui Costa, ao brandir sua clava forte, mobilizando recursos de seu gabinete a fim de responsabilizar o autor de tamanha idiotice.

O chefe de Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, manifestou-se contrário à intolerância, restando ao pateta infrator escudar-se em inverossímil arrependimento, ao sentir os efeitos da repercussão de sua anacrônica fala.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Vereador Sandro Fatinel (Patriota)
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA