Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO

EDITORIAL

Editorial - Monumentos ao desleixo

Confira o editorial do Grupo A TARDE deste domingo

Editorial
Por Editorial
Estátuas do chafariz vandalizadas e em processo de deterioração
Estátuas do chafariz vandalizadas e em processo de deterioração - Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE Data: 19/08/2023

Servem os monumentos erigidos em praça pública de referências, as mais das vezes, de autoras e autores de práticas virtuosas, com objetivo de alusão para a cidadania comportar-se de uma forma mais adequada ao bom convívio.

Uma mensagem oposta pode ser transmitida para a população se estas mesmas esculturas não forem bem cuidadas, como na Praça da Piedade, uma das mais relevantes de Salvador.

Tudo sobre Opinião em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Não se pode fazer vistas grossas para a imundície capaz de exalar um odor fétido entre as criaturas cosmológicas, grande parte delas, as maiores, relacionadas à harmonia da estética antiga, antes da luneta de Galileu.

Há algo ainda mais emblemático para o conhecimento da história, os líderes da Revolução dos Alfaiates, cujas frações de corpos esquartejados e cabeças degoladas ficaram por ali mesmo, entre a Rua da Forca e a Igreja, em 1798.

Em aula pública de firmeza e capacidade de articulação, estão ali posicionados os líderes do levante, reprimido com tal brutalidade a ponto de inspirar indignação suficiente rumo à libertação do verdugo português há 200 anos.

Apenas os bons negócios relacionados ao aparar da grama permanecem sem hiato, em meio a um ambiente de plena insegurança, no qual o consumo de drogas químicas ilícitas faz sucesso junto às pessoas em situação de rua, como mostrou A TARDE em reportagem recente.

A prefeitura aderiu a um sistema consagrado nos circuitos de tevê por canal fechado, operando por demanda, ou seja, quando há solicitação de manutenção da calçada no entorno.

O logradouro não apenas identifica aspectos do cotidiano de quatro séculos, mas também ressalta o fato de ter se consagrado a área como a Praça Nacional da Poesia.

Já a Fundação Gregório de Matos assume a lacuna verificada em relação às criaturas de bronze, acrescentando honestamente a necessidade de reformar o chafariz.

Um povo subletrado, ou analfabeto funcional, dificilmente vai captar predicado a ser imitado de seres enferrujados, muitas vezes reinventados em cores distintas ao original.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas