OPINIÃO
Editorial - O Brasil contra a gripe
Infecção aguda do sistema respiratório tem potencial de transmissão nada desprezível
Por Da Redação

O Ministério da Saúde enfrenta novo e gigantesco desafio, ao organizar equipes de profissionais em todo o Brasil, visando proteger a população contra os efeitos da gripe.
Infecção aguda do sistema respiratório, resultante do vírus chamado “influenza”, a doença tem potencial de transmissão nada desprezível, gerando prejuízos devido à falta ao trabalho, ao estudo e a consultas médicas.
Originária da expressão em italiano “influenza di friddo”, ou “provocada pelo frio”, a denominação dá bem ideia da ação rápida do agente causador em ambientes de baixa temperatura, como costuma verificar-se no outono e inverno.
Coincide, portanto, com a expectativa do ponteiro dos termômetros, a promoção da campanha, ao convidar contingente próximo de 82 milhões de pessoas, equivalente a todos os habitantes de um país como a Alemanha, a prevenirem-se, comparecendo aos postos até dia 31 de maio.
As autoridades federais miram uma meta de imunização de 90% deste público, incluindo idosos com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes, puérperas e professores, entre outros grupos sociais.
Também serão vacinados indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pessoas com deficiência ou comorbidades, trabalhadores das forças de segurança e transportes coletivos.
O cuidado em contemplar todos os segmentos completa a relação dos atendidos, como servidores dos sistemas portuário e prisional, além de caminhoneiros, militares e detentos.
A vacinação viabiliza reduzir o impacto de um possível contágio, evitando quaisquer complicações associadas a outras enfermidades, impedindo inconvenientes de dores e problemas respiratórios.
Dos quatro tipos identificados da afecção pelos cientistas, o A e B representam ameaça de epidemia, enquanto o C está relacionado a casos mais leves e o D não incomoda os animais humanos.
A mobilização dos recursos traduz o momento de uma nação em fase de mudança de perfil, do contexto de lacuna nas obrigações constitucionais para o comprometimento integral com a cidadania.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes