Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDITORIAL

Livres do sarampo

Confira o Editorial do Jornal A TARDE

Editorial

Por Editorial

21/11/2024 - 0:00 h
Imagem ilustrativa da imagem Livres do sarampo
-

Livrar-se do sarampo, uma vez mais, vai além de uma benfazeja proteção da infância, característica mundialmente admirada do perfil brasileiro, dado o êxito do país nas campanhas de vacinação, ora em fase de reabilitar-se, na atual gestão da ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao virar uma página de negligência, omissão e descaso verificada entre os anos de 2019 e 2022, quando as autoridades demonstravam desapreço pelo valor da vida.

A grande vitória a ser celebrada pela cidadania ganha tônus rijo, uma vez saber-se as condições materiais criadas anteriormente para a volta da enfermidade, com a distribuição inexata de doses, bem como a ausência de campanhas de orientação de pais e responsáveis, em situação de dúvida, por força da disseminação de inverdades de viés anticientífico por parte de grupos espalhados na internet ou pautados em dogmas sem respaldo.

Tudo sobre Opinião em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A Bahia oferece uma fatia generosa neste hipotético “bolo” de parabéns pelo êxito de alcance nacional, ao recuperar o Brasil o certificado da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), superando desta forma o medo justificável de perder-se o controle sobre a moléstia viral contagiosa das manchas vermelhas, podendo levar à cegueira e até a óbito, se não for tratada a tempo e em condições recomendadas pelos profissionais de medicina.

As equipes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia bateram a meta de 95% de cobertura vacinal defendida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), embora o pleno sucesso não deva esmorecer as ações, ao contrário, é preciso manter a atenção e o cuidado, pois há risco de importação do agente causador, devido às visitas de turistas ou mesmo migração de refugiados, sugerindo o cenário maior rigor na fiscalização das cadernetas de quem chega.

O crescimento de 20% de crianças enfermas no mundo posiciona o Brasil e a Bahia na dupla condição de referências, como vem sendo a boa prática em todos os setores, graças a políticas públicas voltadas para reduzir desigualdades e incentivar o bem-estar das pessoas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x