EDITORIAL
O amor está nas ruas
Confira o Editorial do Jornal A TARDE desta quarta-feira, 13
Por Editorial

O lançamento do Plano Ruas Visíveis pela Presidência da República expõe o antagonismo ideológico no nascedouro das cisões políticas, ao tomar como premissa o fato de todas e todos merecerem dignidade, decência e amor.
O outro lado, muito bem representado pela gestão anterior, é o das tiranias e dos totalitarismos anacrônicos, mas recidivos, segundo os quais há um e apenas um agrupamento (supremacista branco), merecedor de estar sob o sol.
O projeto anunciado por Luiz Inácio Lula da Silva zela pelo direito ao futuro da população de rua, em plenitude de solidariedade, apropriada a este mês de dezembro, quando se cultua o nascimento de quem mais espalhou o bem.
A justificativa do político coincide com o ideal natalino de mundo melhor para se viver, ao citar a Constituição Federal e os 75 anos da Declaração dos Direitos Humanos.
O investimento inicial para acolher as pessoas excluídas da mecânica de mercado chega a R$ 982 milhões para efetivar a política oficial do Estado brasileiro visando reduzir desigualdades.
Não se trata de assistencialismo ou coitadismo, como alguns poderão apressadamente tentar impugnar, mas de planejamento pensado passo a passo para cuidar e empoderar os grupos até então estigmatizados.
Na primeira etapa, estão previstas 99 ações a partir de sete eixos, como os da assistência social e segurança alimentar; saúde; combate à violência; cidadania, educação e cultura; habitação, trabalho e renda; produção e gestão.
A competente e benfazeja articulação envolve 11 ministérios, associados a governos estaduais e municipais afinados no tom maior e em diálogo com movimentos sociais e órgãos e instâncias representativas.
Um dos mais animados com a oportunidade de ajudar 221 mil brasileiras e brasileiros, incluindo crianças, é o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, ressaltando o trabalho do Supremo Tribunal Federal.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes