Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Acesso à espionagem está facilitado

Por Rita Conrado, do A Tarde

29/03/2008 - 19:07 h

Enquanto a CPI do Grampo avalia dispositivos que assegurem a privacidade do cidadão, como o cumprimento da lei e o aumento da pena ao infrator, assim como o controle dos riscos a que estão expostos os milhões de brasileiros que usam telefones, a internet deixa o serviço de espionagem ao alcance do mouse.

“Há um grande aparato no mercado que permite a qualquer um saber o que falam e com quem falam seus filhos, mulher, parentes ou mesmo inimigos”, diz Pelegrino, que destaca a facilidade de se instalar um grampo, utilizando-se caixas externas de telefonia fixa, por exemplo. A Telemar, através da sua assessoria, negou-se a dar informações sobre o assunto, mas a Anatel e operadoras de telefonia móvel, segundo o deputado, estudam mudanças de procedimentos. “Afinal, são 124 milhões de celulares no País”, diz o relator.

Grampolândia – Utilizada fartamente no período da ditadura militar, a espionagem telefônica com fins políticos perdurou no regime democrático. Isso ficou comprovado com o escândalo que destacou negativamente a Bahia no cenário nacional, em 2003. A Secretaria de Segurança Pública era acusada de manter um esquema de espionagem a serviço do então senador Antônio Carlos Magalhães.

Geddel Vieira Lima (PMDB) e Nelson Pelegrino (PT), deputados na época, apareciam na lista de “grampeados”, que continha mais de uma centena de números telefônicos “investigados” com a autorização judicial, mas que tiveram seus fins desviados. “Uma juíza do interior do Estado autorizou a interceptação e outros números, como o do meu telefone, foram enxertados na lista”, lembra Pelegrino.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Ex-deputada Célia Leão é retirada de voo por usar item proibido; vídeo

Play

VÍDEO: Bolsonaro surpreende em hospital ao lado de Michelle

Play

VÍDEO: deputado baiano canta louvor na Câmara antes de votação

Play

Glauber Braga cassado: deputado dorme no plenário do Conselho de Ética

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA