POLÍTICA
Aliados repercutem indicação de Rui Costa para Casa Civil
Governador da Bahia até 31 de dezembro irá coordenar o governo Lula
Por Da Redação
O governador da Bahia, Rui Costa, foi confirmado nesta sexta-feira, 9, como o novo ministro da Casa Civil do governo Lula. Aliados da base petista a nível estadual e nacional repercutiram a nomeção nas redes sociais.
O anúncio da nomeação de Rui para a pasta, uma das mais importantes do Governo Federal, foi feito na manhã desta sexta, em Brasília, pelo presidente eleito, que também comunicou a escolha de parte da sua equipe ministerial – Fernando Haddad (Ministério da Fazenda), Flávio Dino (Justiça), José Múcio Monteiro (Defesa) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).
"É com um imenso orgulho que agradeço essa missão. Sei da minha responsabilidade e vou trabalhar como jamais trabalhei na minha vida para devolver o protagonismo do Brasil e desenhar novos dias para a nossa gente ao lado de Lula", publicou o perfil de Rui Costa após o anúncio.
É com um imenso orgulho que agradeço essa missão. Sei da minha responsabilidade e vou trabalhar como jamais trabalhei na minha vida para devolver o protagonismo do #Brasil e desenhar novos dias para a nossa gente ao lado de @LulaOficial. https://t.co/GSoVZ1Q...
"O sucessor de Rui Costa na Bahia, o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) comemorou a indicação. Da Bahia para o Brasil! Parabéns, Rui Costa, ministro da Casa Civil do presidente Lula. O povo baiano se orgulha e tem a certeza que a sua competência e o seu trabalho serão fundamentais para reconstruir o Brasil", publicou.
Da Bahia para o Brasil! 🇧🇷Parabéns, @costa_rui, ministro da Casa Civil do presidente @LulaOficial. O povo baiano se orgulha e tem a certeza que a sua competência e o seu trabalho serão fundamentais para reconstruir o Brasil. https://t.co/3AQS0In50E
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) December 9, 2022
O presidente do PT da Bahia, Éden Valadares, comemorou a escolha de Rui Costa para a Casa Civil do governo Lula a partir de 2023. “Ver o nome do governador Rui Costa anunciado para titular da Casa Civil do Presidente Lula é motivo de orgulho para o PT da Bahia. Rui é um quadro com preparo e capacidade de gestão testada e aprovada pelo povo baiano, e tem enorme contribuição a dar ao governo federal. Não há nome mais preparado para a missão”, destacou o dirigente estadual.
Rui é o terceiro quadro do PT Bahia a ocupar a Casa Civil. Foram ministros também Eva Chiavon, ex-secretária de Jaques Wagner (PT), no governo de Dilma Rousseff, e Jaques Wagner, que ocupou o cargo entre 2015 e 2016.
"Lula escolheu excelentes nomes para os ministérios. Haddad para a Fazenda, José Múcio na Defesa, Flávio Dino como Ministro da Justiça, Mauro Vieira para Relações Exteriores e Rui Costa na Casa Civil. Lula tb disse que no próximo anúncio, as mulheres serão maioria. Que assim seja!", publicou o deputado federal Túlio Gadêlha (PSB).
"O presidente Lula acerta com Rui Costa na Casa Civil. Rui demonstrou em sua gestão como tem o perfil de gerentão, que monitora e cobra prazos, deu eficiência ao funcionamento da máquina pública e é um político hábil, que dialoga e toma decisão. Bahia bem representada!", disse o deputado federal Jorge Solla.
O presidente @lulaoficial acerta com @costa_rui na Casa Civil. Rui demonstrou em sua gestão como tem o perfil de gerentão, que monitora e cobra prazos, deu eficiência ao funcionamento da máquina pública e é um político hábil, que dialoga e toma decisão. Bahia bem representada! pic.twitter.com/h3ZAvHkDlA
— Jorge Solla (@depjorgesolla) December 9, 2022
"Conheço Rui Costa desde quando ele era secretário de Jaques Wagner e eu era responsável pelas parcerias federativas da gestão Lula. Rui encarna o sucesso político e de gestão da Bahia. Que alegria tê-lo como o coordenador do novo governo Lula!", elogiou o dpeutado federal Alexandre Padilha (PT).
"Quero externar a minha alegria pelo anúncio de Rui Costa como ministro da Casa Civil. Esse grande gestor, grande ser humano e amigo leal. Ao longo desses anos acompanhei de perto a sua trajetória política e o seu desejo de cuidar de gente. Voe meu amigo, voe cada dia mais alto que estarei sempre na plateia para aplaudi-lo. Orgulho me define!!", falou Quinho, Prefeito de Belo Campo.
A indicação foi festejada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). “O Brasil ganha com Rui Costa à frente da Casa Civil e a Bahia estará bem representada e tende a ganhar muito mais. Além de um excepcional gestor, é um político habilidoso e muito agregador. Estou muito feliz com a indicação de seu nome. Desejo muito sucesso para ele nesse novo desafio”, comemorou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes