POLÍTICA
Apoio de Lula ao PT abala PMDB em Feira
Por Edson Borges, da Sucursal Feira de Santana
O tempo está fechando entre o PT e o PMDB na sucessão em Feira de Santana, depois que o presidente Luiz Inácio da Silva apareceu na propaganda eleitoral pedindo votos para o candidato do PT, o deputado federal Sérgio Carneiro. O deputado federal Colbert Martins Filho, candidato do PMDB, garante que o presidente também vai aparecer no programa dele.
O próprio Colbert Filho revelou que a presença de Lula pedindo votos também no programa do PMDB foi garantida por interferência do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. “O presidente já está gravando, mas ainda não está definida a data da veiculação no programa”, garantiu Colbert Filho, na terça, 16, 24 horas depois de Lula ter aparecido como cabo eleitoral do candidato do PT, Sérgio Carneiro. O presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, duvida que isto aconteça, alegando que a lei eleitoral proíbe.
Ele lembrou que o governador Jaques Wagner gravou para o PMDB em Salvador e a Justiça Eleitoral mandou retirar do ar. “Não vou responder a Colbert. Ele diz o que quiser, a responsabilidade é dele. Quem proíbe é a lei. Duvido que o presidente Lula, bem informado que é da legislação eleitoral, faça a gravação”, afirmou. Um advogado especialista em legislação eleitoral, que pediu para não ser identificado, disse que a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre propaganda eleitoral proíbe. No caso, pode ser usada a imagem do presidente, ele pode falar algo do seu governo, porém jamais declarar explicitamente o apoio a Colbert Filho.
ACORDO – O deputado Colbert Martins Filho disse que Geddel Vieira Lima convenceu o presidente, alegando que a participação dele no programa de Sérgio Carneiro promoveu um desequilíbrio de forças entre o PT e o PMDB na sucessão feirense, além de ferir um acordo. “Há um acordo tácito de que o presidente e o governador só tomariam posições, nos municípios onde há candidatos do PT e de partidos da base aliada, no segundo turno. Fiquei surpreso com a aparição de Lula no programa de Sérgio”, disse o candidato do PMDB. Colbert Filho acredita que o próprio presidente Lula não sabia da situação em Feira de Santana.
Mas o deputado também se esquiva de comentar se acha que houve algum ardil de Sérgio Carneiro para conseguir a gravação do presidente ainda no 1º turno. “Não estou zangado, nem magoado com Sérgio Carneiro. Nacionalmente, o diálogo já foi restabelecido com a participação de Geddel e está resolvido que nós também teremos o apoio do presidente, pois eu dou apoio absoluto ao governo Lula”, afirmou o deputado federal.
O presidente do PMDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima, confirmou a participação de Lula no programa de Colbert. Ele lembrou que o presidente sempre afirmou que só assumiria esta postura no segundo turno e, assim como gravou para Sérgio Carneiro, nada mais justo que agora faça o mesmo pelo peemedebista.
Lúcio Vieira Lima comentou que a declaração de Lula em favor do candidato petista logo no 1º turno tem o propósito de alavancar a campanha de Sérgio Carneiro, “que continua em terceiro lugar em Feira”. O presidente do PMDB disse que a pesquisa do Ibope que confere a Sérgio o segundo lugar não merece crédito. “Antigamente, o Ibope era sinônimo de credibilidade. Hoje, é instituto de pesquisa mais desacreditado que há”, frisou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes