ALBA
Após Coronel falar em 3º mandato, Adolfo Menezes despista: “Está cedo”
Adolfo Menezes recebeu apoio do senador Angelo Coronel para tentar mais uma reeleição na ALBA
Por Lula Bonfim

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) anunciou, na noite desta terça-feira, 22, em seu Instagram, que o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), seria candidato a mais uma reeleição para o comando da Casa.
De acordo com o senador, Adolfo estaria tentando verificar a possibilidade de alterar a Constituição do Estado da Bahia para viabilizar a reeleição no mesmo mandato, o que, inicialmente, não é permitido pelo ordenamento jurídico baiano.
“Agora, ele está em seu segundo mandato e está lutando para ir também para um terceiro mandato. Está ajustando a questão legal, para ver se a Constituição pode ser modificada para ele disputar mais um mandato”, revelou Coronel, em vídeo em suas redes sociais.
“Eu sempre digo: o que é bom tem que continuar. Ele tem atendido bem aos deputados, tem atendido às expectativas da Casa. Então, nada como Adolfo para continuar presidindo ela. Ou seja: ele vai ser sucessor dele mesmo. Ele pode contar com o meu apoio. Não sou eleitor da Assembleia Legislativa, mas tenho alguns amigos que, com certeza, serão conduzidos para votar em Adolfo Menezes”, defendeu o senador.
Procurado nesta quarta, 23, pelo portal A TARDE, Adolfo despistou sobre o fato. Ele não negou a possibilidade de uma alteração na Constituição do Estado para se lançar candidato a um terceiro mandato, mas deixou claro que considera que a discussão está muito antecipada.
“Está cedo. Ainda falta um ano e meio para o término do meu mandato atual. Não há porque se falar disso agora. Não tem nenhuma discussão sobre isso”, disse o presidente da ALBA.
“Estive no gabinete do senador Coronel em Brasília, é um grande amigo, e ele fez essa cortesia. Foi apenas a bondade de um amigo”, justificou o parlamentar ao portal A TARDE.
Adolfo Menezes preside a Assembleia Legislativa da Bahia desde fevereiro de 2021, quando foi eleito para substituir o então presidente Nelson Leal (PP). Na sequência, em um novo mandato, ele foi reeleito em fevereiro de 2023, para o mandato que cumpre neste momento.
Pela legislação atual, encerrado o biênio atual, em fevereiro de 2025, Adolfo não poderá concorrer à reeleição. De acordo com o ordenamento jurídico do estado, nenhum deputado estadual pode ser presidente da ALBA pelos quatro anos de uma mesma legislatura.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes