Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PIONEIRA NO PAÍS

Deputados aprovam na ALBA regulamentação de consórcios públicos

Aprovação da PL foi comemorada por dirigentes do Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid)

Por Eduardo Tito e João Guerra

08/11/2022 - 18:19 h | Atualizada em 08/11/2022 - 19:53
Representantes de consórcios com o líder do governo na Alba, o deputado estadual Rosenberg Pinto (PT)
Representantes de consórcios com o líder do governo na Alba, o deputado estadual Rosenberg Pinto (PT) -

Deputados aprovaram na tarde desta terça-feira, 8, em sessão extraordinária realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o Projeto de Lei nº 24.549/2022, que institui o Programa Consórcios Municipais da Bahia, encaminhado à Assembleia pelo governador Rui Costa (PT).

O objetivo da proposta é disciplinar a realização de acordos entre o Estado da Bahia e os consórcios municipais, bem como apoiar e fomentar a instituição e o desenvolvimento dos consórcios. A aprovação foi comemorada pela secretária-executiva do Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid), Érika Seixas

“8 de novembro de 2022 passa a ser uma data marcante para a história dos consórcios públicos na Bahia. Tivemos aprovação da lei que regulamenta a política de consórcios públicos e um marco para o país, já que somos o primeiro estado a ter uma lei própria de consórcios. Isso permitirá novas parcerias e a ampliação da nossa agenda de atividades, dando garantia jurídica a contratos e convênios firmados entre consórcio e municípios, consórcio e estado e consórcio e federação. Inauguramos hoje o novo tempo”, apontou Seixas em entrevista ao PORTAL A Tarde.

De acordo com a gestora, consórcios públicos têm sido instrumentos importantes para os municípios, garantindo a ampliação de políticas públicas e a chegada na ponta dessas ações. “Aumentando as atividades de infraestrutura, meio ambiente, educação, regularização fundiária e apoio a pequenos produtores. A lei traz segurança e ampliação de parcerias”, explica a secretária-executiva.

Para o presidente da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBahia) e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina - Chapada Forte, prefeito do município de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), a aprovação marca um dia histórico.

"É o primeiro estado da federação a ter sua própria lei, criando e dando estabilidade jurídica para que os convênios sejam assinados e os contratos sejam renovados com total segurança. Essa lei vai fortalecer ainda mais os consórcios para que possamos buscar recursos nos Ministérios e órgãos federais para o desenvolvimento dos nossos municípios", comemorou.

O deputado Angelo Almeida (PSB), participou da sessão e defendeu na tribuna a aprovação do Projeto de Lei junto aos colegas de parlamento. "A regulamentação do Consórcio Bahia, pioneiro nacionalmente, é mais uma iniciativa do Governo do Estado para melhorar a vida do povo, a vida da nossa gente que mais precisa, porque é nos municípios que os baianos e baianas vivem", justificou. Ainda de acordo com o parlamentar, os consórcios são fundamentais para "transformar a realidade nos quatro cantos da Bahia".

O Projeto de Lei nº 24.549/2022 foi aprovado por unanimidade pelos deputados.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Consid, Alba, Consórcio dos municípios, Bahia, Rui COsta

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Representantes de consórcios com o líder do governo na Alba, o deputado estadual Rosenberg Pinto (PT)
Play

Prefeito de Canindé quer levar modelo agro da Bahia para Sergipe

Representantes de consórcios com o líder do governo na Alba, o deputado estadual Rosenberg Pinto (PT)
Play

VÍDEO: veja imagens do projeto da Ponte Salvador-Itaparica

Representantes de consórcios com o líder do governo na Alba, o deputado estadual Rosenberg Pinto (PT)
Play

Pastor Isidório relata resgate tenso de homem em árvore; veja vídeo

Representantes de consórcios com o líder do governo na Alba, o deputado estadual Rosenberg Pinto (PT)
Play

Invasão à Câmara deve virar CEI; vereador Hamilton Assis é alvo

x