PACTO FEDERATIVO
Jerônimo participa da reunião dos governadores com Lula, em Brasília
Governador disse que Lula pretende participar da entrega de moradias em Santo Amaro, no dia 14 de fevereiro
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participou da reunião dos 27 governadores da federação com o presidente Luís Inácio Lula de Silva (PT), nesta sexta-feira, 27, em Brasília. Estiveram presentes na reunião os ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Fazenda, Fernando Haddad; da Saúde, Nísia Trindade; da Educação, Camilo Santana; e das Cidades, Jader Filho.
O governador da Bahia comentou sobre a retomada dos diálogos com o governo federal pontuando o abandono do governo do ex-presidente Bolsonaro, com o estados brasileiros.
"Olha, estávamos todos nós, governadores, nessa expectativa do encontro com os governadores dos estados do Brasil com o Governo Federal pra gente poder compartilhar responsabilidades já que os outros últimos quatro anos o Governo Federal abandonou, apartou essa relação federativa entre o Governo Federal e Município, Governo Federal e Estados", pontuou Jerônimo.
O chefe do executivo baiano disse que o presidente Lula vai iniciar uma agenda de entregas nos estados do Brasil com previsão de vir a Bahia na primeira quinzena de fevereiro para participar da entrega de moradias do programa Minha Casa Minha Vida na cidade de Santo Amaro.
"A fala do presidente Lula no início da reunião é uma fala muito além de carinhosa, muito assim densa de conteúdo, da forma como será a relação federativa que vai já vai fazer agenda nos estados de entrega, de inaugurações, de ordem de serviços, de visitas nas mais diversas frentes. Ficou inclusive o indicativo dele ir à Bahia no dia 14 para fazer a entrega do Minha Casa Minha Vida em Santo Amaro. Vamos trabalhar pra que isso aconteça. Então é uma agenda que é do governo federal".
De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o ministro Rui Costa da Casa Civil apontou qual é o modelo e quais são as áreas de investimento prioritários e o ministro da Fazenda Fernando Haddad pontuou sobre a política econômica e tributária abrindo para os estados como querem dialogar com a União sobre o tema.
Jerônimo também disse que a ministra da saúde falou sobre as políticas de vacinação, exames e cirurgia na saúde pública do país. O ministro da Justiça Flávio Dino, que também esteve presente na reunião comentou sobre a situação de segurança pública nos estados brasileiros.
"Eu quero destacar aqui que na fala regional ficou muito forte a demanda dos governadores em relação a infraestrutura de estradas, de água, de ferrovias, nós do nordeste apresentamos mais uma demanda que foi a demanda sobre linha de transmissão pra que a energia renovável possa ter facilidade de ser jogado na rede nacional. E nos casos da Bahia nós apresentamos e vamos protocolar essa essa demanda nossa em relação à segurança pública a ponte que liga Salvador Itaparica a FIOL e uma agenda de duplicação das BRs", finalizou o governador Jerônimo
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro