Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

COMISSÃO FANTASMA

Quem tem medo da Tronox?

Presidente da comissão de meio ambiente denuncia esvaziamento e culpa governistas

Alan Rodrigues

Por Alan Rodrigues

05/12/2023 - 21:07 h
Cadeiras vazias e projetos parados, a melancólica rotina da comissão de meio ambiente da Alba
Cadeiras vazias e projetos parados, a melancólica rotina da comissão de meio ambiente da Alba -

Pela sétima vez nas últimas sete semanas a comissão de Meio Ambiente Seca e Recursos Hídricos tentará se reunir nesta quarta-feira, 6, na Assembleia Legislativa (Alba). “À exceção do feriado de 15 de novembro, todas as sessões desde o dia 18 de outubro foram canceladas por falta de quórum.

A data se refere ao anúncio do requerimento assinado pelo deputado Matheus Ferreira (MDB) que pede a convocação da Tronox, indústria de pigmentos instalada na orla de Camaçari, para prestar esclarecimentos sobre a poluição do lençol freático na comunidade Areias, que teria sido a causa de um número incomum de diagnósticos de câncer, entre outras doenças, vários deles com resultado de morte.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Rotina

Mas não é só o requerimento de convocação da Tronox que não anda por conta da inatividade da comissão. Dos oito deputados que compõem o colegiado, raramente o comparecimento alcançou as 5 presenças necessárias para realização da sessão.

O deputado Leandro de Jesus (PL), presidente da comissão, há muito denuncia o esvaziamento do colegiado. “Os deputados de esquerda, mais ligados ao PT e à base governista, não comparecem”, aponta Leandro, embora outros integrantes de oposição, inclusive ele, já tenham se ausentado em alguma oportunidade.

Sobre a sessão desta quarta, Leandro não demonstra otimismo. “Eu compareço, todo mundo sabe dos seus compromissos”, provoca, lembrando que, desde que foi instalada, a comissão teve, no máximo, 5 reuniões.

José de Arimatéia (REP) já confirmou que não estará presente nesta quarta, 6, devido a um compromisso em Feira de Santana. Ele, que segundo Leandro é um dos mais assíduos, esteve na sessão da semana passada, também cancelada por falta de quórum.

Arimatéia concorda com a afirmação do presidente da comissão de que exista uma manobra para esvaziar o colegiado. “Existe manobra como sempre existiu. Acredito que Leandro precisa conversar com cada deputado para manter o quórum”.

O deputado do Republicanos já encaminhou ofício ao presidente da Alba, Adolfo Menezes (PSD), relatando a dificuldade de reunir a comissão, mas credita à inexperiência de Leandro a falta de quórum. “O Leandro chegando agora não pode ir com pé no pescoço, ele precisa ser mais maleável”.

A TARDE procurou os outros deputados da comissão. Cafu Barreto (PSD), Marcinho Oliveira (UB), Roberto Carlos (PV) e Maria del Carmen (PT) não atenderam as ligações nem retornaram as mensagens. Fátima Nunes (PT) disse que ´não estará em Salvador pela manhã. Matheus Ferreira (MDB), vice-presidente da comissão, estava em agenda externa e também não retornou o contato.

Histórico

A iniciativa de convocação da Tronox foi motivada pela série de reportagens publicadas por A TARDE, denunciando a contaminação do ar e do subsolo por ácido sulfúrico e dióxido de titânio, sobretudo na comunidade de Areias, onde se registra alta incidência de câncer e doenças respiratórias.

A empresa é acusada de descumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2012 junto ao Ministério Público Estadual, para cessar a emissão de resíduos de metais pesados. O MP abriu um inquérito para apurar o monitoramento do TAC, diante da inexistência de laudos comprovando o monitoramento do ar e da água do subsolo.

O Inema, órgão estadual responsável pela concessão e fiscalização das licenças ambientais, solicitou prazo de 120 dias para apresentar os laudos, o que só deve ocorrer em março do ano que vem, caso não haja outra prorrogação.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Cadeiras vazias e projetos parados, a melancólica rotina da comissão de meio ambiente da Alba
Play

Provocação? Deputado rival de prefeito baiano posa com Ana Castela

Cadeiras vazias e projetos parados, a melancólica rotina da comissão de meio ambiente da Alba
Play

Prefeito do partido de ACM Neto elogia Jerônimo: “Homem humilde”

Cadeiras vazias e projetos parados, a melancólica rotina da comissão de meio ambiente da Alba
Play

Prefeito de Canindé quer levar modelo agro da Bahia para Sergipe

Cadeiras vazias e projetos parados, a melancólica rotina da comissão de meio ambiente da Alba
Play

VÍDEO: veja imagens do projeto da Ponte Salvador-Itaparica

x