CONGRESSO NACIONAL
Rui, Otto e Wagner atuam em Brasília para manter vetos de Lula
Encontro na residência oficial da presidência do Senado visa adiar sessão
Por Lula Bonfim
Três baianos estão na linha de frente das discussões sobre a possível derrubada da sessão conjunta do Congresso Nacional que deve avaliar os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a textos legais aprovados por deputados federais e senadores.
Conforme apuração do Portal A TARDE, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e os senadores Otto Alencar (PT-BA) e Jaques Wagner (PT-BA) compareceram a uma reunião, na tarde desta quarta-feira, 24, na residência oficial da presidência do Senado Federal, com outras lideranças políticas nacionais, para tentar adiar a sessão.
Além deles, também estão presentes o anfitrião Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado; o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); e os senadores Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) e Weverton Rocha (PDT-MA).
A ideia é convencer Lira e principalmente Pacheco de que este não é o momento ideal para pautar os vetos. O governo Lula deseja mais tempo para, melhorando a relação com os parlamentares, garantir a manutenção de pelo menos parte dos 32 vetos presidenciais a serem analisados pelo Congresso.
A administração federal deseja manter ao menos os vetos considerados mais importantes: o montante de recursos públicos destinados às emendas de comissão; a garantia da possibilidade de “saidinhas” (visitas à família) para presos do regime semi-aberto; e manutenção das regras para o licenciamento de agrotóxicos.
A decisão final sobre o adiamento ou não da sessão será de Pacheco, que, como presidente do Senado, é considerado o líder do Congresso Nacional.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes