Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BYD EM CAMAÇARI

Salvador recebe I Fórum de Desenvolvimento Econômico da RMS

Evento discutiu a chegada da BYD em Camaçari e os estímulos comerciais que a empresa deve gerar

Por Gabriela Araújo

30/11/2023 - 21:18 h

Considerada uma das grandes potências econômicas do Estado, a cidade de Camaçari se prepara para recepcionar a montadora automobilística chinesa, BYD. Com vistas para o tema, o I Fórum de Desenvolvimento Econômico da Região Metropolitana reuniu na tarde desta quinta-feira, 30, empresários e autoridades públicas na Casa do Comércio, em Salvador, para tratar sobre o progresso comercial e a geração de emprego e renda do munícipio.

Presente no evento, o governador em exercício Geraldo Júnior (MDB) destacou que a empresa asiática é uma das peças-chaves para impulsionar o setor econômico do estado. No local, a BYD deve mobilizar cerca de R$ 3 bilhões em investimentos, segundo informou o gestor interino.

“A BYD é um exemplo disso em Camaçari sucedendo o espaço deixado pela Ford, gerando em três unidades fabris, mais de 5 mil empregos diretos e indiretos, movimentando a economia local, gerando emprego e renda para a população baiana”, disse o emedebista.

Prestigiando o simpósio, o vice-prefeito de Camaçari, José Tude defendeu a criação de um consórcio para tratar sobre eventuais problemas industriais com a chegada do empreendimento chinês. Para Tude, o fomento da economia local vai além da indústria automobilística, e deve se juntar aos estímulos tecnológicos.

“De modo que, é bom que a gente se antecipe a essa conversa para soluções dos diversos problemas que existem, de um modo geral, quando um investimento desse porte acontece na região. [...].Eu tenho uma proposta que é a criação de um consórcio metropolitano de municípios para tratar sobre os problemas dos municípios”, contou ao portal A TARDE.

O I Fórum de Desenvolvimento Econômico promovido pela Fecomércio, Sicomércio Camaçari e Grupo Bandeirantes, ainda tratou sobre incentivos a pequenas e médias empresas que são potenciais fornecedores e prestadores de serviço da BYD. Juranildes Araújo, presidente da Sicomércio também reforçou a importância do município tornar-se um expoente tecnológico, assim como acontece em Luís Eduardo Magalhães, oeste baiano.

“Camaçari já está em tempo de se tornar uma área tecnológica. Estamos fazendo esse fórum com a missão para China junto com o Governo do Estado e algumas prefeituras para a gente captar empresas que venham se instalar e fazer este trabalho”, frisou.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

byd camaçari I Fórum de Desenvolvimento Econômico da Região Metropolitano

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Bruno Reis se pronuncia após morte em deslizamento de terra em Salvador

Play

Prefeito eleito de Candeias, Eriton Ramos aponta foco nos servidores públicos

Play

Bruno Reis pode desmembrar duas secretarias para abrigar aliados

Play

"A luta contra as facções criminosas segue com a força necessária", diz Jerônimo

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA