DIA DO CONSUMIDOR
Vereadora explica projeto para educar consumidores de Salvador
Em formato itinerante, 'Somos Todos Consumidores' teve início na última terça
Convidada do programa Isso é Bahia, da Rádio A TARDE FM nesta quarta-feira, 15, a vereadora de Salvador e presidente da Comissão Parlamentar de Direitos do Cidadão e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, Roberta Caires (PP), comentou um projeto idealizado pela comissão com o objetivo de educar consumidores e fornecedores acerca dos seus direitos e deveres.
idealizado pela Comissão Parlamentar de Direitos do Cidadão e Defesa do Consumidor, o projeto 'Somos Todos Consumidores' acontece em formato iteneramnte e teve teve início na última terça-feira, 14, em uma faculdade da capital baiana.
"Nós criamos um diálogo de quem tem que ser um 'ganha-ganha' entre consumidores e fornecedores através de direitos e deveres de ambos. Agora como vereadora assumi a comissão e reunindo as forças e as possibilidades do poder legislativa criamos o 'Somos Todos Consumidores'. Nesse estabelecimento de diálogo começamos esse projeto itinerante, gratuito. A gente percebeu que as pessoas não tem uma cultura porque acham que a mesma burocracia do Judiciário vai acontecer nos órgãos de defesa do consumidor, o que não ocorre. É tudo muito rápido, muito dinâmico. Precisamos estimular o cidadão a procurar a defesa do Consumidor", falou a vereadora.
"Esse mês de março fizemos ontem, embora hoje seja o Dia do Consumidor. Mas a nossa ideia é que a gente faça uma vez por semana a partir do próximo mês para alcançar diversos núcleos de organizações civis e tenham temas específicos. No próximo mês iremos para o Instituto de Mães de Crianças com autismo e outro instituto que cuida de pessoas idosas, que são os consumidores hipervulneráveis. A gente precisa passar quais são os diretos e entrar junto na defesa desses direitos", acrescentou.
De acordo com Roberta, que foi diretora da Codecon "Diretoria de Políticas e Ações de Defesa do Consumidor), órgão municipal, o projeto ajuda as pessoas a adquirirem conhecimento sobre o Código de Defesa do Consumidor, para terem consciência de suas responsabilidades e das consequências de suas escolhas de consumo.
"Hoje, por meio da vereança, expandimos nossa ação, contribuindo para o exercício da cidadania, com base na boa-fé, transparência e publicidade nos processos de consumo", disse.
Questionada quanto a mediação envolvendo empresas como Coelba, Embasa, Anatel e similares, a vereadora explicou as diferenças.
"Concessões são empresas mais fortes. Nesses casos, os consumidores são o lado mais vulnerável na relação de poder. Na Codecon nós criamos o cadastro de reclamação fundamentada. Precisávamos questionar essas concessionárias que possuem um poder de atuação e intervenção na nossa vida muito importante. A gente foi cadastrando reclamações por um ano e lançamos as empresas que estavam nos 10 primeiros lugares. Isso para a imagem da empresa não é bom. Os consumidores devem reclamar, recomendo o Codecon e a Frente Parlamentar."
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