NO CURRÍCULO
Diretor do Ipea cita cargo que não exerceu, diz site
Governo do Rio Grande do Norte disse que apesar de portaria, ele nunca exerceu a função
Por Da Redação
O diretor de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), João Maria de Oliveira, mantém no currículo um cargo que nunca exerceu. As informações são do portal UOL.
Segundo a publicação, Oliveira informa na plataforma Lattes, sistema de currículos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que foi secretário-adjunto na Secretaria de Estado da Administração do governo do Rio Grande do Norte em 2004, mas não há registros de nomeação no Diário Oficial do Estado e também no portal de Transparência.
A assessoria de imprensa do governo do RN informou que, no sistema, só há o registro de uma portaria que autorizava Oliveira a substituir o secretário adjunto titular à época durante as “ausências e impedimentos legais”. Porém, não houve a necessidade de substituição.
João Maria de Oliveira foi nomeado para o cargo de diretor do Ipea em abril após a demissão de seis dos sete diretores do órgão, em março passado, após o novo presidente, Erik Figueiredo, assumiu o cargo. Servidor de carreira desde 2009, atuou como técnico de Planejamento e Pesquisa e também foi subsecretário de Política Fiscal do Ministério da Economia.
O nome de Oliveira foi indicado pelo atual ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, quando ainda exercia o cargo de secretário na pasta da Economia. Procurado para comentar o assunto, ele não foi localizado. Por sua vez, o Ipea disse que Oliveira "foi nomeado diretor com base em seu histórico acadêmico e seu desempenho como pesquisador, não havendo influência de cargos ocupados fora do instituto" e que "a comprovação de informações contidas na plataforma Lattes é de responsabilidade do autor do currículo".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes