AUMENTO DO ACESSO
Proposta de Bolsa Internet será apresentada para Lula neste domingo
Programa foi solicitação do presidente eleito para o GT de Comunicação da equipe de transição
Por Da Redação
A equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda um programa social que tem por objetivo democratizar o acesso à internet à população. Um diagnóstico do Bolsa Internet deve ser apresentado ao petista, neste domingo, 11, de acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo.
“O presidente Lula pediu um Luz para Todos para internet e, após diagnóstico do grupo de trabalho, chegamos à conclusão de que a prioridade é baratear o acesso por banda larga, já que muitas pessoas não estão conectadas por causa do preço “, destacou Paulo Bernardo ao veículo. Ele que é coordenador do grupo de trabalho de Comunicação e ex-ministro das Comunicações e do Planejamento nas gestões petistas.
Uma das possibilidades para baratear os pacotes de banda larga seria desonerar a cobrança de imposto sobre os serviços ou oferecer bônus junto com o pagamento do Bolsa Família. O grupo de trabalho deve discutir a proposta com técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) nos próximos dias.
Outra forma de viabilizar esse programa seria discutir com as operadoras mudanças nos pacotes mais baratos, que oferecem WhatsApp, Facebook e outras redes gratuitamente, mas pacotes de dados limitados e caros para todo o resto do acesso.
Para Helena Martins, uma das coordenadoras do GT, o Bolsa Internet não pretende apenas aumentar o acesso da população à internet, mas deve focar também a reduzir a desigualdade digital. “Se olhamos os dados frios, cerca de 80% das pessoas já se conectam à internet; mas, na verdade, sabemos que a maioria não tem acesso significativo “, disse Martins à Folha.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes