Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > ELEIÇÕES 2024
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

REDES SOCIAIS

Ataques à imprensa durante campanha eleitoral passam de 2,7 milhões

Ao todo foram 2.749.125 de postagens com ataques e ofensas contra jornalistas e veículos de mídia

Por Da Redação

02/09/2022 - 14:12 h
Sistemática de ataques massivos a jornalistas nas redes sociais durante a campanha geralmente segue o caminho aberto por perfis de grande repercussão
Sistemática de ataques massivos a jornalistas nas redes sociais durante a campanha geralmente segue o caminho aberto por perfis de grande repercussão -

Durante as duas primeiras semanas de campanha eleitoral a imprensa já foi alvo de mais de 2,7 milhões de ataques nas redes sociais, segundo relatou a organização internacional Repórteres Sem Fronteiras.

Ao todo foram 2.749.125 de postagens com ataques e ofensas ao jornalismo. O maior alvo é a Rede Globo. Entre as hashtags, a mais repercutida é a #Globolixo, encontrada em 377.007 dos tuítes com hashtags.

Os dados apontam ainda que durante a sabatina com os candidatos à presidência, a Globo também foi alvo de milhares de ataques nas redes sociais.

Já durante o primeiro debate entre os candidatos, realizado em pool pela Band, Cultura, UOL e Folha, a apresentadora Vera Magalhães foi alvo de diversos insultos após o ataque do candidato Jair Bolsonaro.

Vera, inclusive, foi a principal alvo de ataques. Além dela, os jornalistas que mais receberam agressões na semana foram Miriam Leitão, Milton Neves, Andreia Sadi, Renata Vasconcellos, Eliane Cantanhêde, Ricardo Noblat, William Bonner, Reinaldo Azevedo, Bernardo Mello Franco e Marina Dias.

Foi verificado também as contas que mais utilizaram hashtags de ataques a jornalistas e a imprensa. As cinco primeiras foram @marinaaddarosa @francorosito1, @cesarmo70820605, @mia41278514 e @romerossouza. Todos os perfis são de apoiadores de Bolsonaro.

“Ao analisar outros termos e referências comuns nos ataques à jornalista, identifica-se um padrão de agressões que articulam ilações e informações falsas sobre sua ética profissional com manifestações misóginas” diz o relatório.

Segundo a organização, a sistemática de ataques massivos a jornalistas nas redes sociais durante a campanha geralmente segue o caminho aberto por perfis de grande repercussão.

"Muitas vezes autoridades públicas utilizam a visibilidade de suas plataformas de comunicação para dar continuidade a ataques feitos pelo Presidente da República em outros espaços".

Como exemplo, é usado o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Cada publicação teve alcance de cerca de um milhão de perfis.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Sistemática de ataques massivos a jornalistas nas redes sociais durante a campanha geralmente segue o caminho aberto por perfis de grande repercussão
Play

Irritado, Bolsonaro veta alianças do PL com o PT; assista

Sistemática de ataques massivos a jornalistas nas redes sociais durante a campanha geralmente segue o caminho aberto por perfis de grande repercussão
Play

Após oito anos, PSTU volta a disputa eleitoral com Victor Marinho

Sistemática de ataques massivos a jornalistas nas redes sociais durante a campanha geralmente segue o caminho aberto por perfis de grande repercussão
Play

Pablo Marçal bate boca com jornalista do SBT; assista

Sistemática de ataques massivos a jornalistas nas redes sociais durante a campanha geralmente segue o caminho aberto por perfis de grande repercussão
Play

Acompanhe a transmissão da mesa redonda sobre o balanço das eleições

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA