Busca interna do iBahia
HOME > política > ELEIÇÕES 2024
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DIVERGÊNCIAS

Ministro da Defesa diz ao TSE que militares se sentem desprestigiados

Em ofício, a pasta ainda cobrou auditoria e testes das urnas eletrônicas

Da Redação

Por Da Redação

10/06/2022 - 20:43 h | Atualizada em 12/06/2022 - 20:14

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Ministro Paulo Sérgio Nogueira defende que partidos contratem auditoria independente
Ministro Paulo Sérgio Nogueira defende que partidos contratem auditoria independente -

Em documento enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta sexta-feira, 10, o Ministério da Defesa afirmou que os militares não se sentem “prestigiados” pelo órgão jurídico e cobrou medidas capazes de findar as divergências.

“Até o momento, reitero, as Forças Armadas não se sentem devidamente prestigiadas por atenderem ao honroso convite do TSE para integrar a CTE (Comissão de Transparência das Eleições)”, afirmou o titular da pasta, Paulo Sérgio Nogueira.

Tudo sobre Eleições 2024 em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O ofício é a tréplica à resposta oferecida pelo Ministro Edson Fachin, presidente do TSE, diante das sugestões e pedidos de esclarecimento solicitados pelo ministro. Entre os principais pontos incluídos, é que cerca de 39% das urnas que serão usadas em outubro, o equivalente a 224.999 das 577.125 urnas, não teriam sido submetidas a um teste público de segurança. A Defesa cobra a realização desse processo, referindo-se a um modelo específico de urna (UE2020).

Outro pedido diz respeito à recomendação para que o TSE incentive a contratação de auditorias externas pelos partidos políticos de todo processo eleitoral. A proposta vai na linha do que defende o presidente Bolsonaro, que tem contestado e atacado o sistema eleitoral do Brasil e a segurança das urnas. Nesta semana, o PL contratou a empresa que fará esse procedimento. O TSE já deixou claro que qualquer partido pode fazer sua auditoria.

“As Forças Armadas consideram que ainda há propostas tidas como essenciais para o aprimoramento do processo eleitoral em curso, cabendo destacar ser viável e fundamental realizar o teste de integridade das urnas nas mesmas condições da votação, inclusive com a utilização da biometria do próprio eleitor da urna em teste; implementar, ainda para o pleito de 2022, o TPS das urnas UE2020”, diz a Defesa no ofício.

Em maio o presidente do TSE, Edson Fachin, informou em respostas à pasta que o prazo prazo para mudanças do pleito deste ano está encerrado.

Outra colocação feita pela Defesa procura rebater críticas do TSE, que desqualificavam os questionamentos técnicos apresentados pelos militares sobre a segurança do sistema. O ministro afirma que “as Forças Armadas elaboraram propostas plausíveis, em vários níveis, desde o técnico até o de governança”.

Com diversos trechos em negrito, como forma de destacar as principais mensagens do documento, a Defesa conclui o ofício com a afirmação de que não interessa a todos “concluir o pleito eleitoral sob a sombra da desconfiança dos eleitores”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ministro Paulo Sérgio Nogueira defende que partidos contratem auditoria independente
Play

Irritado, Bolsonaro veta alianças do PL com o PT; assista

Ministro Paulo Sérgio Nogueira defende que partidos contratem auditoria independente
Play

Após oito anos, PSTU volta a disputa eleitoral com Victor Marinho

Ministro Paulo Sérgio Nogueira defende que partidos contratem auditoria independente
Play

Pablo Marçal bate boca com jornalista do SBT; assista

Ministro Paulo Sérgio Nogueira defende que partidos contratem auditoria independente
Play

Acompanhe a transmissão da mesa redonda sobre o balanço das eleições

x