Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CONGRESSO

Governo tem 122 das 171 assinaturas necessárias para CPI da Petrobras

O documento foi protocolado na terça-feira, 21 pelo deputado federal Altineu Cortês (PL-RJ)

Da Redação

Por Da Redação

22/06/2022 - 9:51 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon

Em um dia, o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, conseguiu 122 assinaturas de apoio a um pedido de instalação de CPI para investigar as políticas de lucros da Petrobras. São necessária 171 assinaturas para que o requerimento seja enviado à Mesa Diretora da Casa e comece a tramitar.

O documento foi protocolado na terça-feira, 21 pelo deputado federal Altineu Cortês (PL-RJ), e justifica-se após o aumento no preço dos combustíveis anunciado pela estatal na sexta-feira, 17.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Para que a comissão seja instalada, após análise do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), as siglas com representação na Casa precisarão indicar integrantes para a comissão.

"Os partidos têm conversado, cada um com seu convencimento. Os líderes conversarão com seus deputados para dar respaldo ou não a esse pedido. CPI é lícito e normal", afirmou Lira ontem, em entrevista a jornalistas. "Não queremos confronto ou intervenção. Queremos apenas respeito da Petrobras ao povo brasileiro."

Para instaurar uma CPI são necessários três requisitos: um terço das assinaturas dos parlamentares da Casa onde ela for instalada; um fato determinado a ser investigado e um tempo limitado de funcionamento. No caso da Câmara dos Deputados, são necessárias 171 assinaturas.

O ex-presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, renunciou ao cargo na última segunda, após poucos meses no cargo, o que arrefeceu o clima para instalação da CPI. Bolsonaro segue tentando investigar Coelho, que foi indicado pelo próprio chefe do Executivo. A maioria do Conselho da estatal também foi indicada por Bolsonaro.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

CPI da Petrobras

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Flávio Bolsonaro não vai aceitar ficar sem palanque na Bahia, diz Wagner

Play

Eduardo Bolsonaro ignora restrição de Moraes e grava vídeo para o pai

Play

Em meio a impasse, Otto não descarta o PSD na chapa governista

Play

Dancinhas e pai na UTI: por que postura de Flávio Bolsonaro virou alvo de críticas

x