Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

O Carrasco

Por O Carrasco

31/08/2020 - 6:00 h
Os bastidores da política baiana passam por aqui
Os bastidores da política baiana passam por aqui -

O QUE ESPERAR DE HAROLDO

O prefeito de Ibicoara, Haroldo Aguiar, virou alvo de ação civil do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Isso porque o gestor decidiu correr as ruas da cidade para garantir sua reeleição. Ele deixou de lado a Covid-19, os casos e óbitos registrados por conta da pandemia e fez valer o “quanto mais gente melhor”. Mas uma medida liminar veio para proibir que ele incite ou organize qualquer manifestação em espaços públicos ou privados. Por lá, já dizem que o prefeito sofreu a primeira derrota. Se começou com mau exemplo antes de vencer nas urnas, imagine o que pode vir por aí!

SUSTENTARE, COLBERT E ZÉ RONALDO

O trio da vez ganhou espaço na imprensa após diversas denúncias sobre a coleta de lixo de Feira de Santana virem à tona. Deputados já levam dossiês debaixo do braço e afirmam que a caixa preta da relação Sustentare x prefeitura está para ser aberta. Segundo o deputado Targino Machado (DEM), que abriu representação criminal contra Colbert Martins (MDB), a cidade parece um aterro sanitário e ele pede investigações sobre os sucessivos contratos da empresa que perduram desde a gestão do ex-prefeito José Ronaldo. Sobre o tema, enquanto o prefeito se cala, a Sustentare tenta garantir a renovação da vez e os milhões que fazem jus ao nome, sustentando o serviço e o poder por lá.

EDUCAÇÃO NO MESMO CAMINHO

E não é que a situação da Educação de Feira de Santana também foi parar no MP? A Defensoria Pública moveu ação para garantir merenda escolar para os alunos, que estavam com a comida suspensa. São mais de 51 mil crianças da rede municipal que estão há cinco meses sem receber o lanche, desde a paralisação das aulas por conta do coronavírus. A Defensoria esclarece que a alimentação dos estudantes pode ser garantida pelo repasse de verba, pela oferta de cestas básicas ou por kits de alimentação. A pena para o caso de descumprimento é uma multa diária de R$ 20 mil. De falta de coleta de lixo à criança com fome, Feira de Santana dá sinais de que está ruindo. Quem vive por lá afirma que a situação vai de mau a pior e que Colbert se cala diante delas.

FAROL ACESO

Se o prefeito de Piritiba achou que ia escapar da compra de veículos que foi feita em sua última gestão, o TCM mostrou o contrário. O tribunal acatou a denúncia contra Samuel Santana após o prefeito ter adquirido com verba pública carros de luxo para seu gabinete e o da secretária de assistência social. Ironia ou não, a assistência foi para eles, que posaram com os veículos zero km, cabine dupla e comprados, segundo o TCM, com valor acima do mercado. A picape e a caminhonete custaram aos cofres públicos mais de R$ 268 mil. O detalhe é que a secretária, Tirza Santana, é a esposa do prefeito. A história que parece da carochinha deixou outros prefeitos de olhos abertos diante da possibilidade do TCM bater na porta. Em ano de eleição e na vontade de esbanjar às custas do povo, os holofotes ficam ainda mais acesos e a hora daquele que saiu da linha pode chegar logo mais.

NINGUÉM VIU, NINGUÉM VÊ

Pelas bandas lá de Brasília, tem deputado federal baiano que ainda não disse para que veio. Em levantamento feito pelo Metro 1, os parlamentares Abílio Santana (PL) e Sérgio Brito (PSD) aparecem na lista dos maus exemplos como sendo aqueles que não propuseram nada e não relataram nenhuma proposta em 2020. Tanto Abílio como Brito não tiveram interrupções dos mandatos este ano. Chega a este Carrasco que a brincadeira de Brito, que é ligado a Eures Ribeiro, é pior que esconde-esconde. Os dois, por sinal, andam tão sumidos que, quando aparecem, é só em período de eleições. A UPB já sente o impacto. O outro, Abílio, que adora gritar deixando o preconceito à vista, não faz o dever de casa. Com isso, a Bahia tem dois a menos e lá pelo interior devido à influência do Ribeiro, a chacota já corre solta e comentam: “Coitado do Bom Jesus”.

SAL GROSSO NO PARQUE II

A situação do Parque Shopping de Lauro de Freitas é de dar pena. Não pela gigante estrutura que foi montada na região, mas por conta dos lojistas que investiram em sonhos e não estão colhendo o que plantaram. A situação deles é crítica, já que o alto custo do aluguel e condomínio do shopping não facilitou a vida deles, principalmente em tempos de pandemia. Muitos, nem as portas conseguiram abrir e outros tentam reaver o investimento. Nesta briga que não é entre gigantes, lojistas perdem e amargam a situação. Mas, há quem diga que o negócio realmente foi bom para a prefeita Moema Gramacho e para os empresários do shopping. Entre eles, a comemoração é garantida. Já em Lauro, além do empreendedor que arriscou o que tinha, os moradores e motoristas pagam o preço das contrapartidas não executadas e do caos que se instalou na cidade.

COVID NOS PRESÍDIOS

Cadê o plano de contingência determinado pela Justiça, que atendeu ao pedido do Ministério Público sobre a prevenção e cuidados com a Covid-19 nos presídios da Bahia? Chama a atenção a inércia da Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), que nada fez desde o início da pandemia. A Socializa, responsável pela gestão dos presídios, não apresentou nenhum plano até o momento. Enquanto isso, a prefeitura de Teixeira de Freitas confirmou a contaminação de 442 presos no Conjunto Penal da cidade, de um total de 717, o que representa que 61,6% contraíram a doença. Diante da gravidade da situação e com a Justiça e o MP já determinando ações, calar-se talvez acabe sendo a pior das decisões.

SOCORRO COUTO MAIA

Chega a este Carrasco o que já era esperado. Funcionários e pacientes começaram a listar os problemas do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que assumiu a gestão do Hospital Couto Maia. O IGH, e que carrega nas costas denúncias graves por irregularidades nos contratos que correm pelo país afora, começou a dar sinais da sua forma de trabalhar em nosso querido hospital. Os enfermeiros de lá estão preparando uma empreitada contra a esperta empresa e apelam: abre o olho sindicato que o IGH está na área!

MÃO NA BOMBA

A pandemia parece estar recuando e, com isso, a vida está começando a voltar ao normal. Tão normal que mal os carros começaram a sair das garagens, os postos de combustíveis entraram em ação. Como num jogo combinado, todos eles botaram o preço lá em cima. Afinal, crise não há e o motorista que pague para rodar pela cidade. Com o aval das distribuidoras, os donos de postos estão fazendo a festa e comemorando a retomada. Está tudo como dantes no quartel de Abrantes!

CABO ELEITORAL

Rui Costa ganhou definitivamente um cabo eleitoral para 2022. Ao comentar a recente entrevista do governador para O Globo, na qual o petista defende uma frente ampla contra Jair Bolsonaro, o cientista político Alberto Carlos Almeida voltou a classificar Rui como uma opção viável para a esquerda tentar retornar à Presidência. Para ele, Rui leva vantagem sobre Haddad pela experiência política - uma experiência administrativa/executiva e eleitoral. “Rui Costa e Jacques Wagner venceram quatro eleições consecutivas no quarto maior colégio eleitoral do Brasil, ambos tem vasta experiência eleitoral, administrativa, em lidar com problemas e equipes de governo, com muito sucesso. Sob este ponto de vista, o grupo político do PT da Bahia é o mais experiente da esquerda brasileira. Considerando-se a recente história do Brasil, não de pode deixar de lado isto quando o objetivo é governar o país”, opina.

CÁLCULO

Na sua defesa da viabilidade eleitoral de Rui Costa para concorrer a presidente, o cientista político ainda faz um cálculo, levando em consideração uma possível candidatura de Jaques Wagner ao governo também em 2022. “Se essa dobrada assegura no primeiro turno, em uma meta ambiciosa, 70% dos votos da Bahia, isso dá 5 pontos percentuais no nível nacional. Uma eventual candidatura de Rui Costa larga ou largaria com mais de 5 pontos percentuais somente devido à Bahia e à soma de outros votos que pingariam pelo país. É viável eleitoralmente, com o apoio da máquina do PT, Lula, etc”, aponta.

FECHADO SEM BOLSONARO

Como ficará a candidatura de Cezar Leite, que está “fechado com Bolsonaro”, com o anúncio do presidente de que não apoiará candidatos a prefeito no 1º turno das eleições municipais? O vereador ainda conseguirá capitalizar os votos do bolsonarismo em Salvador, ainda mais depois que seu colega Alexandre Aleluia (DEM), provavelmente o maior expoente do bolsolavismo na Bahia, andou criticando os “moleques do PRTB”, partido ao qual Cezar está filiado?

E AÍ?

Por sinal, será Bruno Reis (DEM), candidato do prefeito ACM Neto (DEM), o nome apoiado por Aleluia para a prefeitura? Recentemente, Aleluia esteve com Eduardo Bolsonaro em Brasília e postou uma mensagem do filho do presidente, que alertou aos soteropolitanos para não esquecerem “as lições de ditadura” durante a pandemia, em relação às medidas restritivas adotadas por gestores estaduais e municipais. “Como ele bem disse, esse é um ano importante para defendermos a nossa liberdade. A tirania do vírus criou um socialismo que destruiu vidas, empregos e liberdades, precisamos dar um recado claro nas urnas”, reforçou Aleluia.

NÃO PODIA SER ANTES?

Um problema simples tende a crescer e se complicar quando não recebe a devida atenção. Preocupado com o contágio do novo coronavírus, o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, se esqueceu de problemas menores, mas que estão crescendo e podem ofuscar o trabalho na condução do combate à pandemia da Covid-19. As filas enormes e a reclamação geral mostraram que tem coisas seguindo sem planejamento. Maior prova é o site para recadastramento online, criado na semana final do prazo. Se estamos em uma pandemia, não dava para pensar nesse bendito site antes? O Carrasco questiona.

PÁSSARO SEM ASAS

O deputado federal com sobrenome de pássaro resolveu apostar na tutora política para um cargo na Câmara dos Vereadores de Salvador (CMS). Acompanhando Bolsonaro nas votações, o deputado federal tem acumulado reclamações de fãs nas redes sociais, por se autodenominar o príncipe do guetto, em um reinado auto-intitulado e, pelo visto, com baixo apoio popular e ampla adesão às pautas conservadoras. Sem Carnaval em 2021, será que o deputado cantor conseguirá arregimentar votação para eleger a dona de sua gaiola? O Carrasco questiona.

LÁGRIMAS DE CROCODILO

Em um ato de desespero, a deputada federal Flordelis (PSD-RJ), apontado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro como a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, enviou uma mensagem para o grupo de WhatsApp da bancada feminina da Câmara dos Deputados, apelando pela sororidade das colegas, se dizendo inocente e culpando a filha pelas mensagem que a incriminou. “Estão dizendo que mandei matar por poder e dinheiro. Que poder? Que dinheiro? Vou enviar meu extrato bancário para vocês”, disse a deputada, que arrematou “dependo de cestas básicas para comer”. O que teve de deputada rindo com o texto… Enquanto isso, a pressão sobre o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), para instalar uma comissão de ética sobre o caso só cresce…

SEM PERDÃO

O pastor evangélico e deputado federal Abílio Santana (PL) foi um dos primeiros parlamentares a protocolar pedidos para abertura de processo na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados para cassação do mandato de Flordelis. “Ela foi eleita pelo voto de um povo que acreditou na palavra dela como uma missionária de Deus. Ela enganou, mentiu, mandou matar. Não é digna de permanecer com o cargo público”, justificou Abílio na petição. Diferente do Jesus, que manda perdoar 70x7, o deputado quer mesmo é ver a coleguinha pecadora longe da Câmara dos Deputados.

DE OLHO NO CONSELHEIRO

Tem um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) que tem causado o maior frisson num grupo de WhatsApp de servidores da Corte. Além de piadas inadequadas, muitas postagens do excelentíssimo são de cunho político e a maioria delas fake news. Tem participante incomodado, afirmando que se os grupos são técnicos, o conselheiro deveria ter, no mínimo, compostura na rede social. O Carrasco está de olho.

ELE VAI PARA O HEXA

O ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Leite (DEM), não larga o osso. Gestor da cidade por duas vezes, ele já disputou o comando da prefeitura outras três vezes, indo agora para a sexta tentativa. A oposição ao atual prefeito Rogério Andrade (PSD) queria que o grupo Beija-Flor unisse esforços e lançasse o empresário Genival Diolino (PSDB), ex-presidente da Associação Comercial da cidade, para a prefeitura. No entanto, Humberto Leite não cedeu e se manteve como eterno candidato no município, dividindo o grupo. Apesar dessa resistência, Diolino vai mesmo sair candidato, agora aliado a outro peso-pesado da política local - o ex-vereador Careca (DEM), que será candidato a vice na chapa dele.

UMA TAL DE TAUS III

Este Carrasco já deu indícios do que estava por vir, mas agora a coisa ficou séria: o turismo de Cairu está em risco. A começar por Garapuá (vizinha do Morro de São Paulo e Boipeba). A região paradisíaca está sendo alvo de uma investida para se tomar a propriedade privada sob alegação de supostamente obstruir caminhos de comunidades tradicionais. Se prefeitura municipal, Ministério Público e governos não abrirem o olho, essa praia vai virar mangue.

O MAGNÍFICO E O CHEQUE SEM FUNDO

Chega a este Carrasco que, depois que o MPF denunciou o Grupo FTC, o Magnífico chegou ao fundo do poço. Ele tenta fugir agora das cobranças dos credores e dos débitos trabalhistas que já somam mais de R$ 96 milhões, mesmo após ter firmado acordo de pagar a dívida parcelada. Sem crédito e sem credibilidade, o Magnífico perdeu o trono, a Live e a bonança. Aos amigos, afirma que jogou à toalha. Para a Justiça, terá que pagar por cada centavo daquilo que deve.

EM ALFA

Após o prefeito Elinaldo ter tomado a decisão de reaver certas terras públicas no Litoral Norte por suposta grilagem, já se comenta que o próximo alvo dele é a rigorosa revisão dos alvarás, licenças ambientais e contrapartidas para um mega empreendimento em Guarajuba. Empresa de grife , com sede no Sul do país e cujo dirigentes se acham poderosos, parecem que vivem em estado Alfa. Propagam por lá que andam ganhando dinheiro de emergentes baianos e obtêm licenças com rapidez, criando um duelo milionário envolvendo um terreno e desprezando a entidade empresarial do setor. Quem comprou fique de olho!

HOMÔNIMO, FATO OU FAKE?

Dizem que os olhos são o espelho da alma. Quem mente a cor dos mesmos, pode-se duvidar de tudo. Não bastasse a perturbada aparência, esta personagem publicou documentos falsos para alimentar a versão de um homônimo em crime cometido. Com a Roldana despencando, há quem diga que ela cisca pelos quatro cantos e que a fama já corroeu os bastidores mais podres. E até mesmo lá, afirmam que está perto dela provar do próprio veneno. É bom apagar o Farol!

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Os bastidores da política baiana passam por aqui
Play

VÍDEO: Bolsonaro surpreende em hospital ao lado de Michelle

Os bastidores da política baiana passam por aqui
Play

VÍDEO: deputado baiano canta louvor na Câmara antes de votação

Os bastidores da política baiana passam por aqui
Play

Glauber Braga cassado: deputado dorme no plenário do Conselho de Ética

Os bastidores da política baiana passam por aqui
Play

Vídeo: ministro do STJ faz piada xenofóbica sobre baianos em sessão

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA