Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

PF apreende carros de luxo na casa de Fernando Collor

Por Reuters

14/07/2015 - 14:40 h
Ferrari de Collor
Ferrari de Collor -

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira, 14, mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em endereços ligados ao senador e ex-presidente Fernando Collor de Melo (PTB-AL), de dois ex-ministros e outros parlamentares, no âmbito da operação Lava Jato, que investiga esquema bilionário de corrupção envolvendo a Petrobras.

Policiais apreenderam carros de luxo na Casa da Dinda, a residência de Collor em Brasília, incluindo uma Ferrari e um Porsche.

O senador ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra (PSB-PE), o ex-ministro das Cidades Mário Negromonte, o líder do PP na Câmara dos Deputados, Eduardo da Fonte (PE), e o senador Ciro Nogueira (PP-PI) foram outros envolvidos na chamada Operação Politeia. A PF não confirmou oficialmente os nomes das pessoas que foram alvo das ações.

As investigações contra Collor e os demais políticos com foro privilegiado foram autorizadas pelo STF após pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por suspeita de envolvimento no esquema bilionário de corrupção na Petrobras.

Janot afirmou, em nota, que as medidas são necessárias para o esclarecimento de fatos investigados no âmbito do STF, "sendo que algumas se destinaram a garantir a apreensão de bens adquiridos com possível prática criminosa e outras a resguardar provas relevantes que poderiam ser destruídas caso não fossem apreendidas".

A defesa de Collor afirmou, por meio do Twitter, que "repudia com veemência" a operação policial na residência do senador. Segundo a defesa, "a medida invasiva e arbitrária" é desnecessária, uma vez que o senador não foi sequer chamado a prestar esclarecimentos.

Em comunicado, a Polícia Federal informou que a nova operação tem como objetivo o cumprimento de 53 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF referentes a seis processos instaurados a partir de provas obtidas na Lava Jato. Os mandados foram expedidos para os Estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal.

"As buscas ocorrem na residência de investigados, em seus endereços funcionais, sedes de empresas, em escritórios de advocacia e órgãos públicos", disse a PF em nota. "As medidas decorrem de representações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal nas investigações que tramitam no Supremo."

Segundo a polícia, os investigados respondem a acusações por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, fraude a licitação, organização criminosa, entre outros.

A defesa de Fernando Bezerra disse, por meio de nota, que os documentos apreendidos poderiam ter sido solicitados diretamente ao senador, e que está à disposição para colaborar.

A assessoria de imprensa do senador Ciro Nogueira não comentou a ação da PF. Procurada, a defesa do parlamentar não foi imediatamente encontrada.

O deputado Eduardo da Fonte afirmou, via assessoria, que está pronto para colaborar. "Estou à disposição da Justiça para colaborar no que for possível para esclarecer logo todos os fatos."

O advogado de Negromonte disse em nota que o ex-ministro reitera intuito de colaborar com a investigação, "na medida em que tem a plena convicção de que é essa investigação que apontará para a sua inocência".

A Lava Jato investiga um esquema de corrupção na Petrobras no qual empreiteiras formaram um cartel para vencerem contratos de obras da estatal. Em troca, pagavam propina a funcionários da empresa, a operadores que lavavam dinheiro do esquema, a políticos e partidos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ferrari de Collor
Play

Vídeo: ministro do STJ faz piada xenofóbica sobre baianos em sessão

Ferrari de Collor
Play

Governo da Bahia recebe prêmio por campanha sobre inclusão nas escolas

Ferrari de Collor
Play

Bolsonaro provoca e ataca mulheres petistas: "Incomíveis"; assista

Ferrari de Collor
Play

Deputado leva ovos e café para a Alba em protesto contra Lula; assista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA