adblock ativo

Portugal é acusado de invadir Consulado do Brasil

Publicado quarta-feira, 19 de março de 2008 às 20:19 h | Atualizado em 19/03/2008, 20:19 | Autor: Agencia Estado
adblock ativo

Três agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portugal invadiram hoje o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, capital do país europeu, segundo comunicado da Casa do Brasil, uma associação de imigrantes brasileiros em Portugal. Os agentes da PSP teriam detido um adolescente na porta do prédio e entrado no local, "sem solicitarem permissão ao Cônsul-Geral" - o diplomata Renan Paes Barreto -, porque o documento de identidade do garoto estava com a mãe, dentro do consulado.

De acordo com a Casa do Brasil, depois de identificar o adolescente, os policiais "colocaram-se ostensivamente no corredor junto à porta da sala principal do consulado, onde se encontra o público e os balcões de atendimento", para identificar as pessoas que deixavam a sala. Foi quando uma representante da comunidade brasileira "protestou e pediu a intervenção do Cônsul-Geral". Os agentes portugueses, então, deixaram o prédio.

O Itamaraty não considerou como "invasão a território brasileiro" a iniciativa da PSP de perseguir um "indivíduo perigoso" no Consulado-Geral. Mas recebeu com satisfação a informação de que o ministro português da Administração Interna, Ruy Pereira, lamentou a ação policial ao conversar por telefone com o cônsul-geral brasileiro. Pereira afirmou ao diplomata que iria instruir a PSP a não repetir tais episódios.

Para o Itamaraty, a invasão não se deu porque os policiais portugueses permaneceram do lado de fora do consulado, próximos à porta de entrada. Entretanto, a iniciativa levou Paes Barreto a queixar-se à direção da PSP sobre o constrangimento aos cidadãos brasileiros e portugueses presentes no consulado. O embaixador também alertou as autoridades portuguesas sobre os riscos de uma eventual ação violenta no local. Apesar de a Casa do Brasil afirmar que o indivíduo foi identificado, o Itamaraty nega o fato.

adblock ativo

Publicações relacionadas