Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Prefeituras do PR fecham contra queda em repasses

Agência Estado
Por Agência Estado

Siga o A TARDE no Google

Google icon

As prefeituras de 30 municípios do norte do Paraná, membros da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), na região de Maringá, permanecerão fechadas hoje. Segundo a Associação, o fechamento das prefeituras é um movimento de alerta ao Governo Federal da necessidade de reposição imediata das perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A queda do FPM atinge diretamente os menores municípios. Mesmo sem sentir a queda dos repasses, que representam menos de 7% da sua arrecadação, a Prefeitura de Maringá estará fechada, em solidariedade aos demais municípios, que necessitam da reposição das perdas para a prestação de serviços e obras essenciais para a população.

A medida foi decidida em reunião realizada no último dia 14, na sede da Amusep. De acordo com o Presidente da entidade, Prefeito de Munhoz de Melo, Gilmar Silva, os municípios estão tendo dificuldade até para a folha de pagamento. "Este é o pior momento que estamos passando, chegamos ao fundo do poço, para baixo não tem mais como ir, temos que subir", sentenciou. A população dos 30 municípios da Amusep é de quase 700 mil habitantes, com 450 mil eleitores.

Os prefeitos querem aproveitar este momento, em que começam as articulações para as eleições de 2010, para pressionar o governo federal no dia da Marcha à Brasília. "Somos os melhores cabos eleitorais do governo", diz Silva. Deputados e senadores também serão pressionados. Os prefeitos, de acordo com a Amusep, estarão em Brasília, participando de mobilização nacional, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Segundo a Amusep, a diminuição do FPM é de mais de 24% em relação ao ano passado.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Jerônimo descarta mudanças na Seap e diz que foco está em “entregas”

Play

Zé Ronaldo vê Index como vitrine para atrair verba a Feira de Santana

Play

Bruno Reis recomenda rejeitar emendas ao Plano de Segurança na Câmara

Play

Vídeo: ex-prefeito explica discussão com PM em evento de grau na Bahia

x