Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
25/04/2024 às 17:43 - há XX semanas | Autor: Isabela Cardoso

AÇÃO

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Ação vai acontecer das 8h às 14h, nas 19 zonas eleitorais de Salvador e em todas do interior do estado

A iniciativa contemplará os Cartórios Eleitorais de Salvador e do interior do estado
A iniciativa contemplará os Cartórios Eleitorais de Salvador e do interior do estado -

Com 1,6 milhão de eleitores com títulos cancelados (excluindo óbitos) na Bahia, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) anunciou plantões para regularização do documento no sábado, 27. A ação vai acontecer das 8h às 14h, nas 19 zonas eleitorais de Salvador e em todas do interior do estado.

A iniciativa contemplará os Cartórios Eleitorais de Salvador e do interior do estado. As unidades do TRE-BA nos SACs não participarão do plantão. Também haverá ações nos dias 1°, 4 e 5 de maio.

Para ser atendido nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral é importante apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado, emitido há no máximo três meses.

No processo de alistamento eleitoral (primeiro título de eleitor), é importante destacar que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o passaporte não poderão ser usados isoladamente, devendo ser apresentada documentação complementar. O certificado de quitação militar também é pedido para homens que completam 19 anos no ano que fazem o documento.

Antes de comparecer ao cartório ou a um posto de atendimento da Justiça Eleitoral, a pessoa deve consultar sua situação cadastral nos canais: Site do TRE-BA, Central Telefônica (71) 3373-7000 e WhatsApp (71) 3373-7000.

O título de eleitor é cancelado quando o cidadão para quem o voto é obrigatório, com idade entre 18 e 70 anos, deixa de votar por três eleições consecutivas e não justifica as ausências. Cada turno de votação é considerado uma eleição. O título também é cancelado quando o eleitor não comparece à revisão do eleitorado, promovida pela Justiça Eleitoral, em seu município.

Veja abaixo as cidades que mais registraram títulos eleitores cancelados:

Salvador: 235.933;

Feira de Santana: 40.559;

Vitória da Conquista: 30.131;

Itabuna: 25.967;

Ilhéus: 22.922;

Jequié: 17.170;

Juazeiro: 13.194;

Camaçari: 13.194;

Lauro de Freitas: 12.803;

Alagoinhas: 11.173.

Ações e projetos de atendimento ao público

A iniciativa “TRE-BA em Todo Lugar” através do “SAC Itinerante nas Escolas” tem o objetivo de fornecer orientações sobre o processo eleitoral para os estudantes, além de oferecer serviços como alistamento (1ª via do título). Nesse ciclo, seis escolas de Salvador foram contempladas para receber o projeto.

Em Salvador, seis escolas foram contempladas: Colégio Estadual São Daniel Comboni; Colégio Estadual Rotary; Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Pedro Paulo Marques e Marques; Colégio Estadual David Mendes Pereira; Colégio Estadual Barros Barreto e Colégio Estadual Luiz Viana.

Os atendimentos começaram no dia 25 de março e terminarão na sexta-feira (26). Até o dia 16 de abril, 1.085 alunos foram atendidos nessas escolas.

A ação contemplou ainda as cidades: Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista. Os alunos do interior do estado começaram a ter acesso na terça-feira, 23, e poderão fazer o primeiro título de eleitor até 3 de maio.

As escolas contempladas são: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (Feira de Santana); Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Itabuna (Itabuna); Complexo Integrado de Educação Básica Profissional e Tecnológica (Vitória da Conquista); Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaum (Ilhéus).

Elo federado

Independentemente da sua zona de origem, desde janeiro de 2024, eleitores podem solicitar alistamento eleitoral (1ª via), revisão de dados cadastrais ou transferência do título, inclusive a coleta de dados biométricos, na Central de Atendimento ao Público (CAP), em Salvador.

O pedido só pode ser realizado na Central de Atendimento ao Público, na sede do TRE-BA, no CAB. A solicitação é válida apenas para municípios baianos.

Antes, os eleitores precisavam se deslocar até a zona eleitoral desejada no interior do estado para solicitar o alistamento, revisão ou transferência. O novo atendimento regionalizado busca desburocratizar os procedimentos e agilizar o acesso aos serviços eleitorais oferecidos pela Justiça Eleitoral da Bahia.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
A iniciativa contemplará os Cartórios Eleitorais de Salvador e do interior do estado
Play

Bolsonaro chora durante evento conservador; veja

A iniciativa contemplará os Cartórios Eleitorais de Salvador e do interior do estado
Play

Jerônimo Rodrigues assina acordo de compra dos trens do VLT

A iniciativa contemplará os Cartórios Eleitorais de Salvador e do interior do estado
Play

Colbert recebe 'chuva de vaias' em evento com Lula; ASSISTA

A iniciativa contemplará os Cartórios Eleitorais de Salvador e do interior do estado
Play

Biden “trava” em debate com Trump e aliados pedem troca de candidato

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA