Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > PORTALMUNICIPIOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNICÍPIOS

Panorama - Mercados municipais ampliam vendas juninas

Confira a coluna Panorama desta quinta-feira

Por Caroline Gois

22/06/2023 - 5:15 h
Expectativa é de que haja um aumento de até 70% nas vendas nesses espaços
Expectativa é de que haja um aumento de até 70% nas vendas nesses espaços -

Milho, amendoim, laranja de umbigo, carimã e coco. Esses são só alguns dos produtos típicos que compõem a mesa no período junino e, com a proximidade das festas dedicadas a São João, a procura por estes alimentos aumenta, especialmente na capital. A clientela tem à disposição, em diferentes pontos de Salvador, feiras e mercados municipais que já estão abastecidos e no aguardo de quem busca por estes itens sazonais. De acordo com o secretário de Ordem Pública (Semop), Luciano Ribeiro, a expectativa é de que haja um aumento de até 70% nas vendas nesses espaços. "Como o feriado vai cair no final de semana, no sábado (24), acredito que vamos ter uma procura maior para os produtos da ceia junina. A população tende a ficar na capital, fazendo a sua ceia junina em casa. Com o movimento mais intenso, também intensificamos a fiscalização nos espaços”, explica. Salvador possui 20 feiras e 14 mercados municipais disponíveis para a população e em atividade durante todo o ano. Nesta época de festejos juninos, as feiras que apresentam maior movimento são a Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa; a do Japão, na Liberdade; a de Castelo Branco; e da Rótula da Feirinha, em Cajazeiras X. Já os mercados municipais que costumam ter grande procura pelos alimentos típicos são os Nacs de Itapuã e de Periperi. De acordo com a Coordenadoria de Feiras e Mercados da Semop, até o dia 23 de junho os mercados municipais funcionarão das 7h às 17h e as feiras, das 6h às 17h. Já no dia 24 de junho, quando é celebrado o São João, o horário de funcionamento dos mercados será das 7h às 13h e as feiras, das 6h às 13h.

Professora baiana leva projeto de educação antirracista ao Rio

A professora baiana de Língua Portuguesa e assessora técnica da Secretaria de Educação (SEC), Vitalina Silva, foi convidada para apresentar o seu projeto "Educação Antirracista", vencedor do Prêmio do Movimento LED na categoria Professores Inovadores, na segunda edição do Festival LED – Luz na Educação, no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio, ambos no Rio de Janeiro. Sua participação ocorreu no segundo dia do evento, no Palco Led Inspira, onde a professora proferiu palestra destacando os pontos positivos de sua iniciativa e participou de uma conversa com outros destaques do prêmio. O festival, conhecido por reunir educadores, especialistas, artistas e entusiastas da área, recebeu mais de 150 palestrantes na edição deste ano, entre eles os Embaixadores Led, vencedores do Prêmio Led 2023, que apresentaram, discutiram e promoveram inovações e boas práticas para a Educação do país, durante os dois dias do evento. "Quando cheguei entre os 15 finalistas do prêmio, me tornei uma das embaixadoras do Led, a única da Bahia nesta edição e, com isso, pude falar sobre o meu projeto no festival. A edição deste ano traz o protagonismo para os vencedores do Prêmio Led e se torna uma grande vitrine e uma oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho", explicou Vitalina. A participação da professora Vitalina Silva no festival proporcionou um importante espaço para conscientizar educadores a disseminar práticas antirracistas em suas instituições de ensino. Durante sua apresentação, no Museu do Amanhã, a educadora citou como surgiu a ideia de criação do "Educação Antirracista" e destacou os principais objetivos do projeto e os desdobramentos dele na prática, além de citar a sua importância para a educação. Vitalina reforçou, ainda, que o evento foi uma oportunidade valiosa para a troca de experiências e o fortalecimento de assuntos tão importantes para a Educação brasileira e ressaltou que poder representar a Bahia foi um orgulho para ela.

Mapeamento turístico em comunidades indígenas

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou da quinta edição do Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, encerrada na última sexta-feira (16), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, após quatro dias de programação. Enquanto 30 etnias debatiam direitos dos povos originários com os poderes públicos e a sociedade civil, a Setur-BA fazia um mapeamento, por meio de questionário, das aldeias que oferecem atividades turísticas ou possuem potencial para desenvolvê-las. As entrevistas levantaram também dados sobre acesso às comunidades, população, base da economia e tradições culturais. As informações vão servir para traçar um diagnóstico e definir ações visando impulsionar o turismo de base comunitária em territórios indígenas. "É um trabalho de estruturação, formatação de produto, análise de mercado, promoção e elaboração de um roteiro turístico que permita vivenciar o cotidiano, a cultura e o modo de vida dos indígenas. Existe cada vez mais demanda para o turismo étnico, principalmente, entre os visitantes estrangeiros", explicou a superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Mandarine Paes Leme. O mapeamento foi aprovado por Tingê, liderança da aldeia Tibá, em Prado, na zona turística Costa das Baleias. "Essa iniciativa é muito boa para o nosso povo, porque o turismo nos permite vender mais nossos produtos agrícolas e peças de artesanato", elogiou. "O turismo é fundamental para a reserva em que vivemos, pois nos ajuda no sustento e na preservação de nossa cultura e identidade", completou Taywã Pataxó, da Reserva Indígena da Jaqueira, em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento.

Hospital Regional de Juazeiro entra na mira do MP

O Hospital Regional de Juazeiro assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público estadual se comprometendo a adotar medidas voltadas à regularização da gestão dos resíduos de serviços de saúde. No documento, elaborado pela promotora de Justiça Heline Esteves Alves, a superintendente da Associação Obras Sociais Irmã Dulce, entidade responsável pela gestão do hospital, assumiu a obrigação de seguir integralmente as disposições contidas no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) da unidade. Segundo o TAC, o Hospital Regional deverá observar as disposições do PGRSS durante todas as etapas de gerenciamento dos resíduos. A unidade hospitalar também se comprometeu a manter registrado o controle mensal da coleta dos resíduos de saúde, inclusive dos grupos “A”, “B” e “E”, devidamente assinado pelo responsável para fins de comprovação da coleta. No primeiro semestre de 2020, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) identificou divergência de informações entre o que é previsto no PGRSS do Hospital Regional e o que estava sendo executado pelas empresas contratadas para coleta e destinação dos resíduos de saúde, quanto aos grupos B (químico) e E (perfurocortante). Naquele momento, o hospital ainda não era gerido pelas Obras Irmã Dulce.

Próxima temporada de Cruzeiros na Bahia supera marca anterior

Pela programação das empresas que vendem viagens de navio, a Bahia vai receber 130 operações de cruzeiros e mais de 440 mil turistas, na temporada que começa em outubro de 2023 e vai até abril de 2024. Os números foram apresentados pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia) à Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), na sede do órgão, em Salvador. Marco Ferraz. O dirigente ressaltou que a capital baiana vem se consolidando como porto de embarque, o que significa aumento no tempo de permanência do passageiro na cidade. "Hoje, cruzeiristas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste chegam a Salvador, se hospedam, visitam a cidade e embarcam. Depois, voltam para o desembarque e podem permanecer por mais alguns". Segundo o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, as boas notícias são resultado do esforço conjunto dos poderes públicos e o trade turístico, tendo à frente o Governo do Estado . "A secretaria tem feito a promoção do turismo náutico da Bahia, em eventos nacionais e internacionais, como o Seatrade Cruise Global, nos Estados Unidos, o mais importante do mundo. Outro fator que merece destaque é o diálogo permanente que o Governo mantém com a Clia e as operadoras de viagens, para a ampliação de cruzeiros em portos baianos. O trabalho do Estado motiva novos investimentos privados".

Abapa em evento do Médio São Francisco

Nos dias 14 e 15 de junho, aconteceu o 1º Seminário do Agronegócio do Médio São Francisco, na cidade de Barra. Promovido pela prefeitura do município baiano, em parceria com o Instituto pela Produção, Emprego e Desenvolvimento (Iped) e a Cooperativa Catarinense Agroindustrial da Barra (Cooperbarra), o evento teve apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). A entidade que representa os cotonicultores do estado marcou presença no seminário, com o painel intitulado “Histórico e o papel da Aiba e da Abapa no desenvolvimento do agronegócio do Oeste da Bahia”. O debate teve as participações de Odacil Ranzi, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e de Douglas Orth, 1º tesoureiro da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). “Hoje, está sendo muito difundido o agronegócio na região do Médio São Francisco, principalmente, com irrigação. Barra é um ponto estratégico de ligação entre os rios Grande e São Francisco. Lá, já existem grandes projetos em fruticultura e pequenos experimentos, nas áreas de soja e milho”, afirma Orth. Em sua exposição no painel, Douglas Orth colocou a entidade à disposição dos produtores rurais da região e incentivou-os a realizarem testes com algodão irrigado. Ele também destacou que a Bahia tem um futuro promissor na cotonicultura, com grande potencial de expansão das áreas cultivada.

POUCAS & BOAS

- Quem estiver em Salvador no sábado de São João (24/06) terá a chance única de curtir uma JAM no MAM especial, cujo repertório vai provocar um diálogo entre o jazz e as ricas sonoridades de uma das festas mais musicais do Nordeste. A ideia é trazer o baião, o xote e o xaxado para a dinâmica da jam session baiana, abrindo espaço para improvisações e solos instrumentais de artistas que queiram participar da noite. A JAM no MAM junina começará às 18h no pátio do Museu de Arte Moderna da Bahia e os ingressos podem ser adquiridos exclusivamente on-line, através da plataforma Bilheteria Virtual.

- Religação de água e esgoto, negociação de débitos e pedido de tarifa social. Esses são alguns dos 49 serviços da Embasa disponíveis à população no SAC Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O SAC Simões Filho atende de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, com agendamento no SAC Digital. A unidade fica no Shopping Multicenter Empresarial, no centro. Além dos serviços da Embasa, é possível tirar RG, CPF e Carteira de Habilitação e acessar Procon e SineBahia. A Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

- Os gestores públicos responsáveis pela organização de festas que deixaram de enviar informações para o Painel de Transparência dos Festejos Juninos têm prazo até o dia 31 de julho para encaminhar os dados solicitados e serão distinguidos com um “Certificado de Colaboração”, pelo Ministério Público da Bahia, como reconhecimento pela iniciativa que visa garantir a transparência dos investimentos públicos. No mesmo prazo, aqueles municípios que já informaram os dados poderão complementar as informações já prestadas.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Expectativa é de que haja um aumento de até 70% nas vendas nesses espaços
Play

Atualização de cadastro causa tumulto em Barreiras

Expectativa é de que haja um aumento de até 70% nas vendas nesses espaços
Play

Irmãos, cunhada e primos de Zito Barbosa são secretários em Barreiras

Expectativa é de que haja um aumento de até 70% nas vendas nesses espaços
Play

Prefeitura de Ipirá mantém ônibus escolar sucateado após denúncias

Expectativa é de que haja um aumento de até 70% nas vendas nesses espaços
Play

Prefeito 'vira' whisky no palco e transmissão sai do ar; vídeo

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA