REFORÇO NA SAÚDE
Estado contrata serviço cardiológico para Saúde de Feira de Santana
Serviço do SUS vai ser até 10 vezes maior do que era feito pelo Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA)
Por Da Redação
Ao contrário da falta de atenção dada pela prefeitura de Feira de Santana, a população do município já pode contar desde esta segunda-feira, 13 , com procedimentos como cirurgia cardíaca de revascularização, cateterismo e angioplastia, que começaram a ser realizados pelo SUS – Sistema Único de Saúde até 10 vezes mais do que era feito pelo Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), após um contrato da Secretaria da Saúde do Estado com a unidade, cujo aporte financeiro atinge os R$ 730 mil por ano.
Em visita na unidade, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, visitou a ala cardiológica e conversou com médicos responsáveis pelos procedimentos. O aumento vai ser de três para 24 cirurgias cardíacas por mês após o contrato. Já o total de cateterismos passa de apenas dois por mês para até 130.
A Sesab mantém ainda com a Santa Casa de Feira contratos na especialidades de ortopedia e cirurgias eletivas. De agosto de 2022 até os dias atuais, a Santa Casa realizou 825 cirurgias ortopédicas.
Roberta Santana visitou ainda o Hospital Geral Clériston Andrade. Em 2022, a Santa Casa de Feira de Santana assinou convênio de credenciamento para cirurgias eletivas de R$ 5, 1 milhões de reais com a Sesab, por intermédio do Programa Estadual de Cirurgias Eletivas.
De março de 2022 até o momento, a Santa Casa realizou pelo menos 2.000 cirurgias, entre colecistemia videolaparoscópica (retirada de vesícula guiada por vídeo), histerectomia, (remoção de útero), laqueaduras tubárias, também conhecida como ligadura das trompas, com o objetivo de realizar a esterilização feminina definitiva, bem como outros procedimentos para a população de Feira de Santana e mais 24 municípios da região.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes