CENTRO NORTE BAIANO
Intolerância religiosa: Capela cenário do filme Central do Brasil sofre vandalismo
Por Da Redação

A Capela de Nossa Senhora da Piedade, localizada em Ponta Aguda, zona rural de Itatim (a 220 km de Salvador), foi alvo de ataques na manhã da última quinta-feira, 19. O local, que ficou famoso por ser um dos cenários do filme "Central do Brasil", de 1998, teve ao menos 20 estátuas destruídas em um ato de intolerância religiosa, segundo informações preliminares.
Segundo informações do site Itatim News, uma das imagens quebradas foi a de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da capela. Fotos tiradas no local mostram as imagens de santos e quadros destruídos e jogados no chão. Uma pedra foi utilizada para arrombar a porta e quebrar os objetos.
O templo foi destaque em uma das cenas mais importantes do filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles. A atriz Fernanda Montenegro, protagonista do longa, foi indicada ao Oscar como melhor atriz pela produção, em 1999.
Um ataque semelhante foi registrado na Capela de São Roque, que fica no povoado de Tanque da Laje, na mesma cidade. Um homem invadiu o local um dia antes, na manhã da quarta-feira, 18, e segundo a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Diocese de Amargosa, que administra as duas capelas, quebrou imagens de santos e “insultou a fé católica, com palavras agressivas”.
Em nota, a Paróquia repudiou qualquer ação de intolerância religiosa e afirmou que populares impediram o suspeito de evadir do local e acionaram a polícia. Ainda não se sabe se este homem é também o responsável pela destruição na Capela de Nossa Senhora da Piedade.

Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes