Camaçari: Sedur diz que PDDU está 'defasado' e será foco em 2022 | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Metropolitana

Camaçari: Sedur diz que PDDU está 'defasado' e será foco em 2022

Elaboração de um novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano foi alvo, recentemente, de cobrança do MP

Publicado quinta-feira, 16 de dezembro de 2021 às 11:07 h | Atualizado em 16/12/2021, 11:36 | Autor: Léo Sousa

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Camaçari, Andréa Montenegro, reconheceu em entrevista ao programa Isso é Bahia, da A Tarde FM, na manhã desta quinta-feira (16), que o PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) da cidade está defasado.

A elaboração de um novo plano foi alvo, recentemente, de cobrança do Ministério Público (MP).

“A pandemia trouxe diversos transtornos e a prioridade passou a ser saúde e social. Cuidar da população. E, de fato, o Plano terminou ficando um pouco de lado. Mas quando eu assumi, eu comecei a trabalhar novamente com a equipe, de forma a ouvir todas as instituições a respeito dos materiais que poderiam estar sendo entregue à secretaria, como Embasa, Coelba, as empresas do Polo, Braskem… Nós estamos reunindo toda essa documentação e histórico que envolve a nossa cidade, estamos também estudando a parte do zoneamento, ouvindo empreendedores, ouvindo comunidade”, afirmou a secretária.

“Camaçari necessita, de fato, de uma expansão. O plano está defasado. Já existem áreas em que precisa ser mudado o zoneamento, mas a gente deve fazer com muito critério”, acrescentou.

A chefe da Sedur pondera que administrações anteriores à do atual prefeito, Elinaldo Araújo (DEM), segundo ela, elaboraram PDDUs incompletos, que precisaram passar por muitas alterações no Legislativo municipal

“Camaçari, por ter uma particularidade muito grande, zona urbana, zona rural e costa, a gente precisa desenvolver um plano diretor que de fato seja aplicado. Porque nas gestões passadas foi realizado um projeto de plano, encaminhado para a Câmara e depois se teve mais de 100 emendas, alterando. É o que o prefeito pede, que possa discutir, dialogar todo o projeto, antes de ir para a Câmara, envolvendo a Câmara de Vereadores, envolvendo empreendedores e envolvendo comunidade. Mas que a gente possa estar enviando um projeto para que seja lá também analisado e encaminhado para votação”, avaliou.

De acordo com Andréa Montenegro, a secretaria abriu licitação para contratação de uma empresa para realizar um estudo visando a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano.

Segundo ela, o PDDU será o grande foco da pasta em 2022. “Vai ser, de fato, o foco da secretaria, no sentido de que a gente possa estar desenvolvendo e intensificando, para a entrega desse projeto na Câmara de Vereadores”, declarou.

Veja a entrevista completa:


  

A Tarde FM

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS