HOME
A TARDE Educação migra 90% das atividades para o ambiente virtual
O programa A TARDE Educação atua há 24 anos na formação de leitores baianos através da interação com o jornal como ferramenta para práticas pedagógicas, aprimorando a linguagem e o vocabulário dos estudantes, que são incentivados a analisar diferentes discursos e a desenvolver, como cidadãos, uma posição crítica diante dos fatos. Vem dando contribuição essencial, também, para levar informação de qualidade à comunidade escolar dos diversos municípios baianos, favorecendo o acesso de gestores, professores, alunos e suas famílias a conteúdos que permitem uma visão ampla do que ocorre na Bahia, no Brasil e no mundo.
Lançada em abril de 1996, a iniciativa pioneira foi capitaneada pelo presidente de honra do Grupo A TARDE, Renato Simões, com apoio do professor, escritor e ex-diretor geral do jornal A TARDE Edivaldo Boaventura (in memoriam), contando com envolvimento de diversas equipes de trabalho.
Vale destacar que outros projetos foram desenvolvidos neste período atrelados ao programa, como os Encontros de Articuladores e o Concurso Cultural Jovem Jornalista ‘Leitura Saudável na Era Digital’.
Responsável pelo programa, Andrea Silveira ressalta que a iniciativa é uma ação de responsabilidade social do grupo que, dentre outros desdobramentos favoráveis, reflete na sustentabilidade do negócio através da formação de leitores. Ela destaca que a pandemia imprimiu uma mudança no modo de atuação do programa dentro das salas de aula e na capacitação dos professores e coordenadores. Durante mais de duas décadas os cursos preparatórios para facilitar o uso do jornal impresso dentro de diversas disciplinas foram presenciais. Agora são 90% digitais.
“Através de um login os professores têm acesso ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com videoaulas, conteúdos variados e encontros semanais online com pessoas que são referência na área da educação”, explicou, acrescentando que os alunos também têm senhas para acessar os conteúdos do Grupo A TARDE e desenvolver as atividades.
Secretarias parceiras
Atualmente o projeto tem como adeptos, em diferentes estágios de implementação, as secretarias municipais de ensino de Candeias, Salvador e Santo Estêvão. Alunos da rede estadual, por meio da Secretaria de Educação da Bahia (SEC), também devem trabalhar com o programa, mas ainda sem uma sinalização sobre data para iniciar o processo.
“É louvável toda iniciativa que valoriza a educação e estimula o gosto pela leitura. Ao fomentar isso, por meio deste projeto, o Grupo A TARDE demonstra a sua responsabilidade social e motiva o surgimento de novos leitores”, afirma o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues.
Para ele, o programa “contribui para formar o desenvolvimento crítico dos estudantes sobre os diferentes contextos políticos, sociais, econômicos e culturais da Bahia, do Brasil e do mundo que são contados nas folhas dos jornais”.
No município de Salvador, cuja rede tem mais de 400 unidades escolares, os professores estão iniciando as atividades, e a maioria já recebeu o login para acessar a plataforma do programa e inserir conteúdos do jornal nas aulas remotas.
“O programa é reconhecidamente uma iniciativa que traz importantes resultados na educação. O jornal é um instrumento de grande versatilidade pedagógica, pois pode ser utilizado como apoio ao aprendizado em diversas disciplinas”, destaca o secretário de Educação da capital, Marcelo Oliveira. Ele salienta que a iniciativa, “ao mesmo tempo que incentiva o hábito de ler, traz informações que conversam com os conteúdos abordados nas aulas, além de ser uma grande fonte de pesquisa”.
Interior do estado
Secretário de Educação de Santo Estêvão, Jailson Assis de Jesus diz que a perspectiva com o programa é que os alunos despertem o interesse pela leitura, “ferramenta importante para o desenvolvimento cognitivo”. Com cerca de três mil alunos matriculados na rede municipal, serão atingidos todos que frequentam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, conforme o secretário. Ele lembra que o município já participou do programa A TARDE Educação há alguns anos e que o resultado “foi muito positivo”.
Para o coordenador pedagógico da Secretaria de Educação de Candeias, Raimundo Araújo, neste primeiro momento o programa está sendo implantado nas escolas de pequeno e médio portes de forma embrionária, para expandir em um segundo momento para as unidades maiores.
“Já fizemos um encontro virtual para interação entre nossos professores e a equipe técnica do programa, em uma conversa produtiva”, afirma, acrescentando que “a acolhida foi muito boa por parte dos professores e coordenadores, e em algumas escolas os alunos já estão trabalhando com o jornal digital”.
Ele enaltece a importância da leitura e a interação da juventude com um jornal com diferentes editorias, linguagens e assuntos de interesse variado. “Por exemplo, um jovem que diz não gostar de leitura, mas de repente está lendo as páginas de esportes e depois aprende que o jornal é fonte importante de informação e entretenimento”, pontua.
Em Candeias a rede de ensino municipal conta com cerca de 12 mil alunos matriculados, mas o público-alvo do programa neste primeiro momento também são estudantes do 6º ao 9º ano, atingindo uma faixa etária principal entre 11 e 14 anos. “Tivemos uma surpresa positiva com a aceitação do programa por parte dos profissionais. Em algumas escolas se formou uma fila para a distribuição das senhas. Isso demonstra que todos querem ter o login do jornal”, destaca Araújo, asseverando que esta reação é uma amostra da receptividade à iniciativa.
Duas décadas
Com mais de duas décadas de experiência, alcançando estudantes em todas as regiões do estado, o A TARDE Educação tem reconhecimento no cenário internacional, com a premiação especial no World Young Reader Prize 2012. O certame evidencia iniciativas focadas na formação de leitores no mundo.
Entre outras premiações, em 2008 o A TARDE Educação já recebia o Prêmio Viva Leitura. Maior evento voltado para projetos de fomento à leitura no país, foi organizado pelos ministérios da Educação e da Cultura em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).
“O A TARDE Educação é o único programa de jornal e educação na Bahia que tem por principal finalidade a formação de novos leitores e, sobretudo, estimular as habilidades individuais de cada aluno”, define a coordenadora pedagógica da ação, Márcia Firmino. Ela ressalta que “através de uma proposta metodológica, acreditamos ser possível aos educadores identificarem que seus alunos são produtores e difusores de informação e conhecimento através dos vários suportes tecnológicos de que dispõe o jornal”.
Para a educadora, o programa favorece “uma educação com vistas à realidade, favorecendo, assim, a interdisciplinaridade/transversalidade dos conteúdos”, considerando que a inserção do jornal na sala de aula proporciona ao aluno acesso à leitura de assuntos e acontecimentos em tempo real.
Professora em Barreiras, Margarida Alves já trabalhou com o programa em sala de aula. “Foi uma experiência especial, pois os alunos se sentiram atraídos por diferentes conteúdos, desenvolvendo trabalhos criativos sobre temas da atualidade”, revelou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro