PREVENÇÃO
Sesab realiza testes rápidos de IST´s na micareta de Feira
Somente no primeiro dia foram 600 exames para detecção de infecções transmitidas pelo contato sexual
Por Da Redação
Mais de 600 testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) foram realizados no primeiro dia da Micareta de Feira de Santana, que acontece até domingo,23. As ações de saúde preventiva estão entre as iniciativas da Secretaria de Saúde (Sesab) montadas para a festa.
No circuito é possível fazer testes rápidos para detecção de HIV, hepatites virais e sífilis, todas transmitidas através do contato sexual. No posto montado no cruzamento da Avenida Ary Barroso com a Presidente Dutra, no centro de Feira de Santana, ainda é possível ter acesso a preservativos.
A Sesab destinou R$ 812 mil em diversos serviços de saúde na festa de 2023. A secretária da Saúde, Roberta Santana, afirmou que a iniciativa é uma ação preventiva. “O objetivo é quebrar o ciclo das Infecções Sexualmente Transmissíveis, sífilis, HIV, hepatites. Estamos esperando todo mundo, é rápido e a gente pode quebrar esse ciclo de transmissão”, disse.
Para a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleusina Falcão, o diagnóstico precoce é a chave da preservação da saúde e da contenção da transmissão. “Estamos encontrando de um a dois por cento de testes positivos, o que é a média da Bahia e também a nacional. É importante fazer o teste porque, quanto mais cedo a gente diagnosticar a doença, o tratamento é mais eficiente".
Eleusina destaca o cuidado que a pessoa que testa positivo recebe. “Quando a gente tem o resultado positivo, essa pessoa já sai com agendamento da consulta na mão. Aqui, por exemplo, na micareta, a pessoa que testar positivo é atendida pelo infectologista no mesmo dia. E com este resultado, dentro da mesma semana ela já é atendida novamente por uma equipe multiprofissional”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes