Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > PÓS-GRADUAÇÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PÓS-GRADUAÇÃO

Famettig lança curso de Musicoterapia

Por A Tarde On Line

18/04/2008 - 14:50 h | Atualizada em 18/04/2008 - 15:19

Recém-criado pela pós-graduação das Famettig – Faculdades Integradas Olga Mettig, o curso em Musicoterapia é uma novidade da instituição para este semestre. Foi criado para ampliar a formação e capacitação de profissionais através do conhecimento teórico e prático em Musicoterapia.

Ao todo serão 24 meses de aula (450h/aula), ministradas a partir do dia 9 de maio, quinzenalmente, às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã. O time de professores, formado por mestres e especialistas de diversos Estados brasileiros, será coordenado pela musicoterapeuta Mariana Caribé Mazzei, mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde de São Paulo.

O curso é voltado principalmente (mas não só) para educadores musicais e músicos que na sua prática profissional recebem pessoas que precisam e buscam nas aulas de música uma forma para melhorar dificuldades emocionais, sociais, motoras, neurológicas etc. O público alvo, portanto, é formado por profissionais que tenham uma formação musical de fato.

"Como a música é a principal ferramenta da Musicoterapia, não dominá-la torna essa especialização muito difícil", afirma Mariana Caribé, completando em seguida: "A música é uma linguagem com códigos específicos de leitura, escrita, percepção e execução, que necessitam de um estudo e de uma vivência anteriores para se apropriar dela; não é algo que se pode apreender de uma hora para outra".

Mariana explica que, na Musicoterapia, o principal objetivo não é o pedagógico, embora este possa surgir como conseqüência ou como demanda do paciente. O principal objetivo seria o terapêutico, utilizando-se a música em benefício do outro, no sentido de ajudá-lo a trabalhar, melhorar e vencer dificuldades, através de uma metodologia específica e um profissional qualificado. Desse modo, a especialização em Musicoterapia vai oferecer aos educadores musicais e músicos uma ampliação na sua formação e uma possibilidade de atuar nas suas áreas com mais recursos, para lidar com as demandas que extrapolam o âmbito pedagógico e necessitam de uma atenção especial.

As aulas serão desenvolvidas no Instituto de Educação Musical (em Nazaré), espaço de música dentro das Famettig. Entre as disciplinas, estão "Música Tradicional da Infância", "Música, Musicoterapia e Neurociências" "Psicologia da Música", "Teorias Psicológicas", "Educação Musical" e "Metodologia da Pesquisa Científica".

Serviço:

As inscrições são limitadas e já podem ser feitas na Rua da Mangueira, 32, Nazaré, de segunda a sexta, das 16h às 19h, ou aos sábados, das 8h às 12h. O investimento é de 24 parcelas de R$ 300,00. Maiores informações podem ser conseguidas pelo telefone (71) 2108-1564, através do e-mail [email protected] ou no site www.famettig.br.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas