Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MONKEYPOX

Bahia registra mais 6 casos de 'varíola dos macacos' e chega a 66

Além dos confirmados, o Estado tem notificados 326 casos suspeitos

Por Da Redação

07/09/2022 - 17:43 h | Atualizada em 07/09/2022 - 18:09
Dos 66 casos, 47 foram registrados em Salvador
Dos 66 casos, 47 foram registrados em Salvador -

Mais seis casos de 'varíola dos macacos' (Monkeypox) foram confirmados na Bahia neste quarta-feira, 7, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Com isso, o estado já totaliza 66 casos da doença.

Os novos registros são da cidade de Salvador, com três casos, Vitória da Conquista, com dois casos, e Lauro de Freitas, com um caso. Além dos confirmados, a Bahia tem notificados 326 casos suspeitos que aguardam diagnóstico laboratorial.

Dos 66 casos, 47 foram registrados em Salvador; 2 em Juazeiro; 3 em Lauro de Freitas; 2 em Santo Antônio de Jesus; 2 em Vitória da Conquista; 1 em Cairu; 1 em Conceição do Jacuípe; 1 em Feira de Santana; 1 em Ilhéus; 1 em Itabela; 1 em Maracás; 1 em Mutuípe; 1 em Pé de Serra; 1 Teixeira de Freitas; e 1 em Xique-Xique.

Sintomas

Como a maior parte das infecções virais, o primeiro sintoma da varíola dos macacos é febre. Em seguida é comum apresentar desconforto corporal, fadiga, dores musculares e dor de garganta, além das já citadas inflamações nos linfonodos do pescoço. Dias após os primeiros sintomas, a doença causa as inconfundíveis pústulas cutâneas (bolinhas na pele), que podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas mais costumeiramente no pescoço, membros inferiores e superiores.

"A doença tem vários sintomas que podem se confundir com outras enfermidades, como a própria Covid-19. A característica principal é a erupção de bolhas. Não há um público específico para a doença, já que o contágio acontece de várias formas. A orientação é que as pessoas em contato com pessoas contaminadas usem máscaras e luvas", pontuou o secretário da Saúde de Salvador, Decio Martins.

Além disso, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, no período em que o paciente está assintomático, ele não transmite a doença. A transmissão acontece enquanto houver lesão na pele. Só para de transmitir quando a pele está cicatrizada e recuperada das erupções.

Onde procurar ajuda

Nesta semana, Salvador colocou em prática um protocolo específico de saúde voltado para a varíola dos macacos. A principal estratégia está na definição de 28 unidades básicas de referência para atendimento e coleta laboratorial e 16 unidades de urgência e emergências. Veja lista das unidades clicando aqui.

A recomendação da SMS é que as pessoas procurem os pontos de atendimento e coleta após os surgimentos das bolhas, características da doença, e que podem aparecer em qualquer região do corpo. "Às vezes uma ou duas bolhas já são suficientes para população procurar as unidades de saúde", falou a gerente do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Salvador (CIEVS/Salvador), Cristiane Wanderley.

Com apenas quatro laboratórios em todo o país com tecnologia para detectar o vírus, Salvador precisa enviar os seus testes para a Fiocruz do Rio de Janeiro, o que tem levado em média uma semana para receber os resultados. Com isso, o isolamento deve acontecer já com casos suspeitos, sem esperar a confirmação laboratorial.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Dos 66 casos, 47 foram registrados em Salvador
Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Dos 66 casos, 47 foram registrados em Salvador
Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

Dos 66 casos, 47 foram registrados em Salvador
Play

Veja quais são os riscos de fazer bifurcação da língua

Dos 66 casos, 47 foram registrados em Salvador
Play

Excesso de telas aumenta miopia na infância

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA