SAÚDE
Benefícios da berinjela
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
A berinjela é um legume originário da Índia com baixo valor calórico e rica em fibras, vitaminas A, C, B1, B2, B3 e betacaroteno, antocianinas, potássio, cálcio, ferro, cobre e magnésio. Possui propriedades laxativas, digestivas, anti-angiogênicas, antiinflamatórias, antioxidantes e hipocolesterolêmicas. Sua atividade antioxidante é decorrente da presença de vitamina C, carotenóides e antocianinas.
Seus compostos fenólicos ajudam também a quelar metais pesados, responsáveis pelo aumento de radicais livres e do estresse oxidativo. Por ser fonte de potássio ajuda a equilibrar a pressão arterial, sendo indicada para os hipertensos. Suas fibras ajudam no controle da ingestão calórica já que aumentam a sensação de saciedade, além de melhorarem o trânsito intestinal ajudando em casos de obstipação.
Existem estudos que demonstram a sua atividade hipocolesterolêmica devido à presença de fibras e dos compostos fenólicos. Esses mesmos compostos supremem a angiogênese, ou seja, formação de novos vasos sanguíneos necessária para a proliferação de um tumor. O consumo desse legume cru não é indicado devido à presença de solanina a qual pode provocar desconforto gástrico. Por ser rica em oxalatos também não é indicada para pessoas com problemas renais ou de vesícula.
Referências:
Boulekbache-Makhlouf, L. et al. Effect of solvents extraction on phenolic content and antioxidant activity of the byproduct of eggplant, Industrial Crops and Products, v.49, p.668-674, 2013.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes