SAÚDE
Benefícios da cereja na pele
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
A cereja é uma fruta que quando consumida in natura tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas, e por ser rica em ácido salicílico é indicada no tratamento e combate ao reumatismo, gota, artrite e redução do ácido úrico. Com altas concentrações de antocianina, a cereja fresca é considerada um anti-inflamatório natural, prevenindo inflamações e combatendo o envelhecimento precoce.
A exposição à radiação solar UV é um fator crucial para o inícios de inúmeras desordens cutâneas, como o aparecimento de rugas, marcas de expressão, ressecamento, câncer e anormalidades de pigmentação. Os polifenóis, como a antocianina, possuem atividade antioxidante, antiinflamatória e imunompduladoras ajudando na prevenção dessas desordens. Com relação ao câncer, elas auxiliam na sua prevenção e tratamento, pois inibem a sua proliferação e aumento de tamanho.
A maioria dos polifenóis, como a antocianina, são pigmentos e podem absorver a radiação UV. Portanto, quando aplicados topicamente, podem prevenir a penetração da radiação na pele. Essa habilidade dos polifenóis de atuarem como protetores solates, pode reduzir a inflamação, o estresse oxidativo e os efeitos dandosos ao DNA decorrentes da radiação UV sob a pele. A ação antioxidante e antiinflamatória contribui para a prevenção do envelhecimento precoce.
Referências
https://www.brasilescola.com/frutas/cereja.htm
NICHOLS, J.A.; KATIYAR, S.K. Skin photoprotection by natural polyphenols: Anti-inflammatory,
anti-oxidant and DNA repair mechanisms, Arch Dermatol Res, v.302, n.2, 2010.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes