SAÚDE
Benefícios da lentilha
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
A lentilha (Lens culinaris L.) é pertencente a família das leguminosas e tem sido incorporada na culinária mundial, principalmente do Mediterrâneo e da Índia. É considerada uma ótima fonte de proteínas e carboidratos (principalmente amido). Contém também uma ótima quantidade de fibras insolúveis (93-99,7%) e minerais como ferro, zinco, cobre, manganês e molibidênio; assim como boas quantidades de vitaminas do complexo B.
Entres os seus compostos bioativos destacam-se os compostos fenólicos (antioxidantes), flavonóides, catequinas, fitoesteróis (beta-sitosterol), lectina, saponina e, inibidores de protease. De acordo com os estudos seus compostos e nutrientes conferem à ela atividade antioxidante, anticâncerígena, cardioprotetora, antibiótica, antiinflamatória, hipolipidêmica, hipoglicêmica, hipotensora, laxativa e bifidogênica.
O seu alto teor de fibra e menor resposta glicêmica ajuda na prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares, assim como aumenta a saciedade, diminui a ingestão calórica e ajuda no controle do peso corporal. Estudos preliminares em pacientes com câncer mostraram que o IP6 e o inositol presentes na lentilha, podem ser utilizados como adjuvantes da quimioterapia, pois aumenta o efeito anticâncer da quimioterapia convencional, controlam a metástase e melhoram a qualidade de vida através da redução dos efeitos colaterais da quimioterapia.
Referências
FARIS, M. A-I. E. et al. Role of lentils (Lens culinaris L.) in human health and nutrition: a review, Mediterr J Nutr Metab, 2012.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes