SAÚDE
Benefícios da pitaya
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
A pitaya é uma planta rústica nativa da América Central e é conhecida mundialmente como fruta dragão. Existem diferentes espécies de pitaya e de acordo com a espécie, seus frutos podem apresentar características físicas e químicas diversificadas quanto ao formato, presença de espinhos, cor da casca e da polpa, teores de sólidos solúveis e pH na polpa, reflexo da alta diversidade genética desta frutífera.
É uma fruta de baixo valor calórico, rica em vitaminas (A e E), minerais (magnésio, zinco, ferro, fósforo e cálcio), oligossacarídeos e compostos fenólicos. Suas sementes são ricas em ácidos graxos essenciais (ômegas 3 e 6). De acordo com os estudos ajuda na manutenção do peso corporal, a neutralizar substâncias tóxicas, reduzir os níveis de colesterol, prevenir a hipertensão, a diabetes e o câncer de cólon.
Os oligossacarídeos ajudam no controle da glicemia o que favorece a manutenção do peso corporal e a prevenção da diabetes. No intestino sofrem um processo de fermentação o qual estimula o crescimento de organismos benéficos ao cólon. Seus componentes fenólicos possuem propriedade antioxidante ajudando na prevenção do estresse oxidativo e do aparecimento de doenças crônicas.
Referências:
LIMA, C.A. de. et al. Características físico-químicas, polifenóis e flavonoides amarelos em frutos de espécies de pitaias comerciais e nativas do Cerrado, Rev. Bras. Frutic, v.35, n.2, 2013.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes