Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Benefícios da quinoa

Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado

06/01/2014 - 6:00 h | Atualizada em 19/11/2021 - 5:43

A quinoa é um pseudocereal nativo da Bolívia, Colômbia, Peru e Chile, de alto valor biológico, pois possui todos os aminoácidos essenciais para que o organimo funcione normalmente. Além disso, é um alimento rico em carboidratos, proteínas, ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês, zinco, ômegas-3 e 6, vitaminas do complexo B e fibras. Por não conter glúten é uma ótima fonte alimentar para os celíacos.

Ela pode ser encontrada na forma de flocos, grãos, farinha, assim como em produtos como o macarrão e barras energéticas. Ela contém quantidades consideráveis de vitamina E, ferro, zinco e magnésio, assim como saponinas, polifenóides, flavonóides e fitoesteróis, substâncias conhecidas por seus efeitos hipocolesterolêmicos e melhora da sensibilidade à insulina.

Devido aos seus componentes antioxidantes ajuda na redução da produção de radicais livres e o estresse oxidativo, prevenindo assim o surgimento de doenças crônicas como as cardiovasculares. Além disso, os seus nutrientes auxiliam na prevenção da osteoporose, saúde do sistema nervoso e do sistema imune. Por conta da quantidade de fibras promove uma maior saciedade sendo muito utilizada em dietas de emagrecimento.

Referências:

FARINAZZI-MACHADO, F.M.V. et al. Use of cereal bars with quinoa (Chenepodium quinoa W.) ro reduce risk factors related to cardiovascular diseases. Ciênc Tecnol Aliment, v.32, n.2, 2012.

Por Joyce Rouvier

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

x