SAÚDE
Benefícios da romã para a pele
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
A romã é uma fruta de alto valor nutricional e medicinal, pois é multifuncional e proporciona inúmeros benefícios à saúde diminuindo o risco de várias doenças. A inflamação é a primeira defesa fisiológica do organismo, entretanto essa inflamação à longo prazo provoca disfunções sistêmicas. Os estudos apontam as citocinas e enzimas pró-inflamatórias como as responsáveis por esse processo. Outros estudos relatam a ação do ácido punícico presente no óleo de semente de romã como antiinflamatório.
Os danos à pele ocorrem devido ao processo natural de envelhecimento e à exposição crônica ao sol, que pode causar imunossupressão, aumento de estresse oxidativo, câncer de pele e queimaduras. Pesquisas demonstram que os compostos fenólicos presentes na romã estimulam a proliferação de queratinócitos, a produção de fibroblastos e a síntese do pró colágeno tipo 1, resultando na regeneração da derme e da epiderme, contribuindo assim para a saúde da pele.
Pesquisadores demonstraram as propriedades quimiopreventivas do extrato de romã para os fibroblastos contra os danos provocados pelos raios UVA e UVB. Eles atribuem essas propriedades à redução na produção dos radicais livres e um aumento na capacidade antioxidante intracelular. Ela também atua inibindo a proliferação de melanócitos mostrando a sua função como uma agente fotoquimiopreventiva.
Referências:
VIUDA-MARTOS, M. et al. Pomegranate and its Many Functional Components as Related to Human
Health: A Review. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, v.9, 2010.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes