Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Benefícios do alecrim

Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado

07/02/2014 - 6:00 h | Atualizada em 19/11/2021 - 5:50

O alecrim é uma erva aromática originada no Mediterrâneo e apresenta propriedades antioxidantes, antimicrobianas e antimutagênicas. Seus principais compostos bioativos são o ácido rosmarínico, o ácido caféico, o carnosol, o limoneno, o pineno e a cânfora. As folhas secas ou frescas são utilizadas na preparação de chás e tinturas, enquanto suas flores são empregadas na produção do óleo essencial.

Estudos in vivo e in vitro demonstraram que o carnosol exerce atividade antioxidante via inibição do óxido nítrico e apresenta função antimutagênica através da modulação de enzimas de fase 1 e 2 do processo de detoxificação hepática. Seus efeitos antioxidantes são decorrentes da sua capacidade em sequestrar os radicais livres e inibir o estresse oxidativo.

A maioria dos polifenóis presentes no alecrim apresentam atividade antiinflamatória através da inibição de citocinas pró-inflamatórias como a TNF-alfa, a IL-1 beta e a COX-2. Alguns estudos sugerem que ele ajude a equilibrar a pressão arterial,auxiliar no tratamento de dores reumáticas e gota, ser diurético, acelerar a digestão, facilitar a menstruação, combater a icterícia e ter ação sedativa.

Referências:

CHEUNG, S. & TAI, J. Anti-proliferative and antioxidant properties of rosemary Rosmarinus officinalis, ONCOLOGY REPORTS, v.17, p.1525-1531, 2007.

Por Joyce Rouvier

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

x