SAÚDE
Benefícios do mirtilo
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Estadão Conteúdo
O mirtilo é uma fruta da qual pode-se utilizar praticamente todas as suas partes (planta, flores, folhas, fruto e raízes). Tem propriedades anti-sépticas, anti-diarréicas e anti-hemorrágicas. É rico em vitaminas e minerais como A, B, C e PP, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açucares, pectina, tanino, ácidos cítrico, málico e tartárico.
Estudos realizados pela Tufts Universidade de Boston, mostraram que este pequeno fruto é capaz de reparar os danos causados pelo envelhecimento no cérebro. Novos estudos e pesquisas efetuadas por laboratórios credenciados, nos Estados Unidos, revelaram que ele pode também baixar o nível de mau colesterol, sendo mais eficiente que muitos medicamentos. Quando ingerido em forma de chá ou sumo, seus compostos ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário, como por exemplo a cistite. Também pode ser utilizado na prevenção da colite, diarréias e gases intestinais.
O mirtilo protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por ação do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo. Tem concentrações muito elevadas de antocianina, um composto normalmente vinculado com a melhora da visão noturna e redução a vista cansada. Devido ao alto teor em taninos não devem ser consumidos durante mais de 3 meses, nem folhas nem frutos, podendo causar irritação do estômago e intestino, sobretudo se existirem problemas de gastrites ou úlceras.
Referências
https://www.feiradomirtilo.pt/mirtilo-na-saude
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes