SAÚDE
Benefícios do Natto
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
Natto é um alimento de origem japonesa feito de soja fermentada. Atualmente a soja e seus derivados tem sido apontados como benéficos na prevenção e tratamento de inúmeras doenças crônicas como o câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose. A objeção dos consumidores de soja apesar dos benefícios está associada ao seu sabor característico descrito como adstringente e por provocar flatulência. O primeiro benefícios da fermentação da soja é a redução desse sabor residual.
Além disso, pela soja ser rica em fitato e oxalato ela pode apresentar um fator anti nutricional, pois essas substâncias podem bloquear a absorção de minerais essenciais como o cálcio, magnésio, ferro, cobre e zinco no trato intestinal. A fermentação pode reduzir esses fatores anti nutricionais devido a utilização de culturas microbianas a bactéria ácida lática. O natto é feito com o Bacillus natto.
É um alimento rico em proteínas e contém ácido linoléico que em quantidades adequadas ajuda a baixar os níveis de colesterol. Por apresentar a enzima natoquinase e a vitamina K2 ajuda a "afinar" o sangue prevenindo a incidência de infartos. A enzima natoquinase perde seu efeito em temperaturas acima de 70ºC e por isso o natto deve ser consumido de preferência frio.
Referência:
JOOYANDEH, H. Soy products as healthy and functional foods, Middle-east Journal of Scientific Research, v.7, n.1, p.71-80,2011.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes