SAÚDE
Benefícios do orégano
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
o Orégano, também conhecido como manjerona rasteira, é uma erva aromática originária do Mediterrâneo e da Ásia cultivada em todo o mundo. O seu óleo essencial é rico em compostos fenólicos como os mono e sesquiterpenos. Ele têm demonstrado possuir propriedades antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas, carminativas, antiespasmódicas e analgésicas.
Ele têm como princípios ativos o timol, o carvacrol, ácidos oleanólico e usrõlico, flavonóides, hidroquinonas, ácidos rosmarínico, taninos e tocoferóis. O timol e o carvacrol são responsáveis pela sua propriedade antioxidante, ou seja, diminuem a produção de radicais livres e o estresse oxidativo. De acordo com os estudos esses componentes também exercem ação antibacteriana e antifúngica.
Sua ação antifúngica ocorre através da inibição das aflatoxinas, metabólitos fúngicos, contribuindo para inibir o crescimento dos fungos. É eficiente no tratamento da candidíase e úlceras já que inibe o crescimento da candida albicans e da helicobacter pilory.
Referências:
www.plantasquecuram.com.br/ervas/oregano.html
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes