SAÚDE
Benefícios do própolis
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
O própolis apresenta consistência colante e tem como função impedir a entrada de outros animais na colméia, veda e reveste o seu interior, enquanto o seu odor forte mascara o cheiro do mel. Com esse revestimento ele garante a assepsia total do interior. As propriedades apiterapêuticas do própolis dependem da sua qualidade e das proporções dos elementos que o constituem. São elas: adiar a senilidade, aumentar a energia, combater a constipação intestinal, eliminar as toxinas do organismo, combater a halitose, antibactericida, antiviral e antifúngica e melhora da digestão.
A sua composição nutricional é composta de carboidratos, flavonóides, quinonas, óleos essenciais voláteis, resina e pólen. Segundo os estudiosos, quanto mais amarelado for o própolis mais alto é o seu poder apiterapêutico. Por ser rico em flavonóides apresenta propriedades antioxidantes, anticancerígenas, anti-hemorrágicas, antiinflamatórias e cicatrizantes.
Além disso, ajuda a aumentar as atividades e o potencial da vitamina C, controla a qualidade do sangue, assim como os níveis de açúcar e de gorduras na corrente sanguínea; fortalece as paredes das veias safenas e, protege contra a ação dos radicais livres.
Referências:
KALLUF, L. Fitoterapia funcional: dos princípios ativos à prescrição de fitoterápicos. VP Editora, São Paulo, 2008.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes