SAÚDE
Causas do joanete (hálux valgo)
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
O joanete é o termo popular para definir a elevação que se forma no osso metatarsiano do primeiro dedo do pé, ou seja, é uma saliência óssea no dedão ou dedinhos dos pés. Em termos técnicos é o desvio lateral do hálux associado ao varismo do primeiro metatarso, produzindo uma saliência óssea medial. Entre as causas destacam-se o uso de calçados com câmara interior triangular e salto alto que levam a aproximação das cabeças dos metatarsos, desviando lateralmente o hálux. Outros fatores incluem-se a genética, varismo do primeiro metatarso, formato da primeira articulação tarso metatarsiana e pé plano.
O tratamento do joanete consiste em corrigir o desvio lateral do hálux e inclui exercícios para os pés visando o rebalanço da força muscular, o uso do espaço entre os dedos e melhorar o encurtamento e alongamento do tecido. Esse tratamento auxilia no alívio dos sintomas, mas não corrige as deformidades e, nos casos mais dolorosos a cirurgia é recomendada. A melhor técnica cirúrgica deve ser indicada pelo ortopedista que irá analisar as deformações anatômicas e o grau em que elas se encontram.
A cirurgia quase sempre requer a osteotomia do primeiro metatarso para o realinhamento do raio. A prevalência da joanete é maior em mulheres ocidentais, pois elas usam mais sapatos de salto alto e triangulares que propiciam o aparecimento dela. Alguns ortopedistas acreditam que o uso prévio de órteses ajudem a reduzir ou mesmo reverter a progressão da joanete.
Referência:
GLASOE, W.M.; NUCKLEY, D.J.; LUDEWIG, P.M. Hallux valgus and the first metatarsal arch segment: a theoretical biomechanical perspective, Physical Therapy, v.90, n.1, 2010.
LARA, L.C.R. et al. Halúx valgo: estudo comparativo entre duas técnicas cirúrgicas de ostetotomia proximal de adição. Acta Ortopédica Brasileira, v.20, n.6, 2012.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes