Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Causas do joanete (hálux valgo)

Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado

18/10/2013 - 7:00 h | Atualizada em 19/11/2021 - 5:30

O joanete é o termo popular para definir a elevação que se forma no osso metatarsiano do primeiro dedo do pé, ou seja, é uma saliência óssea no dedão ou dedinhos dos pés. Em termos técnicos é o desvio lateral do hálux associado ao varismo do primeiro metatarso, produzindo uma saliência óssea medial. Entre as causas destacam-se o uso de calçados com câmara interior triangular e salto alto que levam a aproximação das cabeças dos metatarsos, desviando lateralmente o hálux. Outros fatores incluem-se a genética, varismo do primeiro metatarso, formato da primeira articulação tarso metatarsiana e pé plano.

O tratamento do joanete consiste em corrigir o desvio lateral do hálux e inclui exercícios para os pés visando o rebalanço da força muscular, o uso do espaço entre os dedos e melhorar o encurtamento e alongamento do tecido. Esse tratamento auxilia no alívio dos sintomas, mas não corrige as deformidades e, nos casos mais dolorosos a cirurgia é recomendada. A melhor técnica cirúrgica deve ser indicada pelo ortopedista que irá analisar as deformações anatômicas e o grau em que elas se encontram.

A cirurgia quase sempre requer a osteotomia do primeiro metatarso para o realinhamento do raio. A prevalência da joanete é maior em mulheres ocidentais, pois elas usam mais sapatos de salto alto e triangulares que propiciam o aparecimento dela. Alguns ortopedistas acreditam que o uso prévio de órteses ajudem a reduzir ou mesmo reverter a progressão da joanete.

Referência:

GLASOE, W.M.; NUCKLEY, D.J.; LUDEWIG, P.M. Hallux valgus and the first metatarsal arch segment: a theoretical biomechanical perspective, Physical Therapy, v.90, n.1, 2010.

LARA, L.C.R. et al. Halúx valgo: estudo comparativo entre duas técnicas cirúrgicas de ostetotomia proximal de adição. Acta Ortopédica Brasileira, v.20, n.6, 2012.

Por Joyce Rouvier

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

x