Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Coenzima Q10 e insuficiência cardíaca crônica

Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Estadão Conteúdo

11/11/2014 - 7:00 h | Atualizada em 19/11/2021 - 6:32

A coenzima Q10 (Coq10) é sintetiza em tecidos e, sob condições fisiológicas normais, a sua biodisponibilidade é muito baixa para maioria dos tecidos incluindo o coração. Em situações de severa deficiência de Coq10 como na sua deficiência genética, no entanto, suplementos dietéticos aliviam as condições patológicas e retauram as funções mitocondriais entre outras. O potencial benéfico da Coq10 na insuficiência cardíaca crônica é baseado no papel já estabelecido desta na função mitocondrial, em suas propriedades antioxidantes e, em estudos limitados com amostras de biópsias de pacientes com cardiomiopatia que indicam que as concentrações cardíacas de Coq10 estão diminuídas e podem ser aumetadas com a suplementação dietética com a gordura.

A Co1 10 é essencial para o funcionamento das mitocôndrias, responsáveis por fornecer energia às células. É uma substância antioxidante produzida pelo próprio corpo – ou seja, que evita a morte celular e protege o organismo contra o envelhecimento. Os níveis dessa enzima no músculo cardíaco diminuem em pessoas com insuficiência cardíaca, e quanto maior a gravidade da doença, menor a quantidade da substância. Além disso, a estatina, remédio que reduz os níveis de colesterol e que é frequentemente usado para tratar pessoas com essa doença, bloqueia a síntese da Coq 10, diminuindo ainda mais a quantidade da enzima no organismo desses pacientes.

Um estudos recente com a suplementação de Coq 10 em pacientes com insuficiência cardíaca crônica demonstrou uma redução nas taxas de admissão hospitalares para insuficiência cardíaca piorada e menor morte cardiovascular o que talvez possa refletir em uma melhorar na função cardíaca. O tratamento com a Coq 10 foi seguro com uma redução na taxa de todos os tipos de mortalidade. A sua suplementação deve ser considerada como parte da terapia de manutenção dos pacientes com insuficiência cardíaca crônica.

Referências

STOCKER, R.; MACDONALD, P. The benefit of coenzyme Q10 supplements in the management

of chronic heart failure: a long tale of promise in the continued absence of clear evidence, Am J Clin Nutr, v.97, p.233-4, 2013.

Por Joyce Rouvier

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA