SAÚDE
Como funcionam as anestesias?
Por Joyce Rouvier | Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
A anestesia consiste em um estado inconsciente reversível, com ausência de dor e bloqueio de reflexos autônomos obtidos pela inalação ou via endovenosa. Existem três tipo de anestesias: geral, regional, local. Cada uma provoca um efeito específico no sistema nervoso central. A geral afeta as células cerebrais o que provoca a inconsciência, a regional afeta uma área específica do corpo que resulta na perda de sensação da mesma, mas sem provocar a inconsciência e; a local provoca a perda de sensação de uma área muito específica.
Quando o anestésico atinge a corrente sanguínea ele afeta tanto o cérebro como os outros órgãos e por isso o anestesiologista controla continuamente os batimentos cardíacos do anestesiado, o ritmo cardíaco, a pressão arterial, a taxa respiratória e a saturação de oxigênio. Caso a saúde da pessoa esteja debilitada (ex: hipertensos) o monitoramento é mais extensivo.
Foi demonstrado que os anestésicos deprimem a comunicação neuronal através da amplificação dos efeitos do neurotransmissor GABA, o qual inibe a excitação das células nervosas. Existe um mito que a anestesia geral é perigosa, mas são poucos os casos de complicações decorrentes da anestesia, principalmente se aplicadas por um anestesista. Existem fatores que aumentam o risco e que são de conhecimento prévio à cirurgia como o tabagismo, história prévia de choque anafilático, alergias alimentares ou a drogas, uso frequente de bebidas alcoólicas, apnéia do sono, obesidade e uso de medicamentos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes